Mostrar registro simples

dc.creatorSimioni, Ronan
dc.date.accessioned2018-08-29T19:40:45Z
dc.date.available2018-08-29T19:40:45Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14124
dc.description.abstractOur study arises from the imperative need to understand the current historical moment that we live. The the second decade of the twenty-first century early years have shown the reappearance of movements that we supposed to be only in the documents that record our past times. However, this period has revealed that the global territorial disposition still presents itself as unfinished and that the rise of fundamentalist movements (in both political and religious spheres) has not disappeared from our reality. In an attempt to answer our questions, we have chosen the literary text, considering its privileged place occupied in relation to the capture of the real, as a way of access to the understanding of the world sought here. Thus, is the tetralogy O Reino of the Angolan writer residing in Portugal Gonçalo M. Tavares, that serves as analysis object in the present paper. In these four narratives, is possible to visualize the representation of various events alluding to facts recorded throughout history. So, we divided our analysis of the works into three different moments. Initially, we are concerned with demarcating this referentiality from the first two novels of the series: Um Homem: Klaus Klump and A Máquina de Joseph Walser, in which the imperialist impulse and the use of violence make up the tonic of actions. Jerusalém, the third of the four texts brings with it the representation of individuals strongly traumatized by events similar to those seen in previous times, beings reduced to the lowest human life common denominator. In the sequence, Aprender a Rezar na era da Técnica emerges as the formulation of a new government clearly with totalitarian inclinations, element that in addition to demarcating certain cyclical involving the four narratives, portrays the strong connection between them allowing this division in three interconnected moments. Finally, we discuss the idea of Absent Cause, our main analytical postulate used in order to better understand the tavarian narratives, relating it to the current possibilities of Historical Novel.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGonçalo Tavarespor
dc.subjectO Reinopor
dc.subjectCausa ausentepor
dc.subjectRomance históricopor
dc.subjectAbsent causeeng
dc.subjectHistorical noveleng
dc.titleUm reino de muitos reinos: a busca de uma causa ausente em Gonçalo Tavarespor
dc.title.alternativeA kingdom of many kingdoms: the search for an absent cause in Gonçalo Tavareseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNossa reflexão surge da necessidade imperativa de compreender o atual momento histórico que vivemos. Os primeiros anos da segunda década do século XXI têm mostrado o reaparecimento de movimentos que até então supostamente estariam superados e confinados apenas aos documentos que registram nossos tempos passados. No entanto, esse período tem revelado que a disposição territorial do globo ainda apresenta-se como inacabada e que a ascensão de movimentos fundamentalistas (tanto na esfera política como religiosa) não se apagou de nossa realidade. Em uma tentativa de resposta às nossas indagações, elegemos o texto literário, tendo em vista o local privilegiado por ele ocupado no que tange a captação do real, como via de acesso à compreensão do mundo aqui buscada. Assim, é a tetralogia O Reino, do escritor angolano radicado em Portugal Gonçalo M. Tavares, que serve de objeto de análise no presente trabalho. Nessas quatro narrativas, é possível a visualização da representação de vários eventos alusivos a acontecimentos registrados ao longo da história. Assim, dividimos nossa análise das obras em três momentos distintos. Inicialmente, nos preocupamos em demarcar essa referencialidade a partir dos dois primeiros romances da série: Um Homem: Klaus Klump e A Máquina de Joseph Walser , nas quais o impulso imperialista e o uso da violência compõem a tônica das ações. Jerusalém o terceiro dos quatro textos traz consigo a representação de indivíduos fortemente traumatizados por eventos semelhantes aos vistos nos momentos anteriores, seres reduzidos ao mínimo denominador comum da vida humana. Na sequência, Aprender a Rezar na Era da Técnica surge como a formulação de um novo governo claramente com inclinações totalitárias, elemento este que além de demarcar certo teor cíclico envolvendo as quatro narrativas retrata a forte ligação entre elas permitindo, assim, essa divisão em três momentos interligados. Por fim, debatemos a ideia de Causa Ausente, nosso principal postulado analítico utilizado a fim de melhor compreendermos as narrativas tavarianas relacionando-a com as atuais possibilidades do Romance Histórico.por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Inara de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352017944659693por
dc.contributor.referee2Niederauer, Silvia Helena
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889585218376107por
dc.contributor.referee3Oliveira, Raquel Trentin
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414562554311704por
dc.contributor.referee4Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101082413998089por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International