O trabalho com a linguística do texto e com a pesquisa-ação na escola básica: o ensino da progressão tópica
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2018-02-22Metadatos
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Tomando a linguagem em sua concepção interacional e dialógica, os sujeitos que a utilizam são vistos como atores sociais e o texto como o próprio lugar de interação. Assim, o ensino da Língua Portuguesa deve prever a produção textual como ponto de partida e de chegada, uma vez que toda a forma de interação só ocorre por meio de textos. Contudo, preparar os (as) educandos (as) para essa utilização não é tarefa fácil. Para tanto, tem-se como objetivo geral desta dissertação investigar as contribuições da Linguística do Texto e da Pesquisa-Ação para a formação de alunos produtores de textos e como objetivos específicos: a)investigar os avanços de um trabalho com a progressão tópica para o auxílio da organização das informações no texto; b) buscar estratégias no(s) conceito(s) de progressão tópica, consoante a Linguística do Texto, para auxiliar alunos a qualificarem suas produções textuais; c) verificar os articuladores textuais como elementos determinantes para a progressão tópica e para a organização textual. Como aporte teórico, utiliza-se Koch (1991) para Linguística do Texto e para os articuladores textuais, Marcuschi (2008) para os gêneros textuais, Charolles (2002) para progressão textual e Tripp (2005) e Burns (2010) para a Pesquisa-Ação. Para a realização do estudo, quatro passos fundamentais foram considerados: a Pesquisa-Ação, a metodologia utilizada, a geração de dados e a análise. Como resultados, é possível destacar os efeitos positivos do trabalho com a progressão tópica na sala de aula da Escola Básica: contribuição na organização e planejamento do texto, na disposição de informações e as relações de sentido estabelecidas entre elas, adequação ao gênero textual e a sua respectiva função e, por fim, contribuição para a coerência e coesão textual.
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