Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGattiboni, Bruna Dalcin
dc.creatorRosa, Michele Rodrigues da
dc.date.accessioned2018-09-04T12:23:11Z
dc.date.available2018-09-04T12:23:11Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14173
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractBullying is considered the most common type of violence in schools, and can be manifested in different ways, through the internet and also in educational institutions, where it consists of verbally and physically assaulting the victim, causing physical consequences, emotional and psychological. In view of this, this research aimed to investigate the measures taken by school management to solve and eradicate school bullying situations, through bibliographical research with a qualitative approach, and analyzed texts and scientific articles on violence school and bullying in schools as well as the concept of school management, in which it was concluded that in educational institutions it is necessary that school administrators and all those involved in school, from employees to staff be vigilant for the proper monitoring and supervision of school violence cases, bullying, both in the classroom and in the educational institution's premises. The families of the students involved, both bullying and bullying victims, must actively participate in the child's performance at school and may even help to report possible cases of violence from the student's behavior in the family. School management together with the community working together for quality education can also be the main tool for solving and eradicating bullying situations in educational institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectGestão escolareng
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titlePráticas de gestão escolar frente ao fenômeno bullyingpor
dc.title.alternativeSchool management practices against the bullying phenomenoneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO Bullying é considerado o tipo de violência escolar mais comum nas escolas podendo-se manifestar de diversas maneiras, através da internet e também nas dependências das instituições de ensino, no qual consiste em agredir verbalmente e fisicamente a vítima, provocando consequências físicas, emocionais e também psicológicas. Diante disto, este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar quais são as providências adotadas pela gestão da escola para solucionar e erradicar as situações de Bullying escolar. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, foram analisados textos e artigos científicos com a temática sobre violência escolar e o Bullying nas escolas, bem como o conceito de gestão escolar. A pesquisa chegou à conclusão de que nas instituições de ensino é preciso que os gestores escolares e todos os envolvidos na escola, estejam atentos para o devido monitoramento e supervisão dos casos de violência escolar, o bullying, tanto em sala de aula como nas dependências da instituição de ensino. Os familiares dos alunos envolvidos, tanto agressor como vitimas do bullying precisam participar ativamente no desempenho do filho na escola, podendo até mesmo ajudar a denunciar possíveis casos de violência a partir do comportamento do aluno em seio familiar. A gestão escolar juntamente com a comunidade atuando juntas em prol de uma educação de qualidade também pode ser a principal ferramenta para solucionar e erradicar as situações de Bullying nas instituições de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto