A comunicação pedagógica e o trabalho coletivo: estratégias de ação para uma gestão democrática na escola de educação infantil
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral propor estratégias de descentralização de poder capazes de contribuir com uma gestão mais democrática na escola de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com apoio no referencial teórico de autores como PARO (2000, 2006, 2016, 2017), BORDIGNON; GRACINDO (2011); LIBÂNEO (2007); FOLETTO; ISAIA (2017) que trouxeram grandes contribuições sobre o assunto, permitindo a reflexão de como esse processo pode e deve ser possível nos ambientes escolares. Como resultado, percebeu-se que, sendo a escola um espaço de vivência e formação, é mister que os diferentes segmentos do contexto educacional percebam os reais benefícios do trabalho colaborativo, desacomodando-se e entendendo que não se faz mais educação no pensamento individualizado, e sim, na coletividade, na troca, na partilha, no grupo. Para tanto, é necessário retomar diálogos por meio da comunicação pedagógica e da reflexão conjunta. Assim, conclui-se que o trabalho coletivo aponta como sendo uma ferramenta indispensável no cenário educacional. A participação do grupo na construção e reconstrução de ideias através da reflexão conjunta e da comunicação pedagógica favorece uma mudança de paradigmas, de pensamentos e de ações em busca de uma gestão democrática condizente com a educação que de fato se precisa e merece.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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