Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorLimberger, Fabiane
dc.date.accessioned2018-09-04T15:08:56Z
dc.date.available2018-09-04T15:08:56Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14180
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe general objective for this study is to understand the conception of the managers and the parents about the play in the childhood education and this study is motivated by the researcher’s passion by this level of education. This is a qualitative research, such as Exploratory Case Study (YIN, 2010) and was analyzed according to the proposal of Yin (2010). Authors such as PARO (1986), SOUSA (1998), SZYMANSKI (2003) and the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2010) were used to base the study. As a result, verified that the Childhood Education parents and managers have a special look for Childhood Education play, because they recognize the importance of play at this level of school life. Therefore, they conceive the play as an action that contributes to the integral development of the child and facilitates the construction of knowledge. It is concluded that at this level of basic education must take and given priority of this playful way, so that the children can to be able to develop the potential needed for the next level of life. For this, a democratic educational management, based on collaboration and participation of all segments, is the key to the integral development of the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleO olhar dos pais e gestores para o brincar na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe look of parents and managers to play in children's educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral compreender a concepção dos gestores e dos pais sobre o brincar na Educação Infantil e é motivada pela paixão da pesquisadora por este nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso Exploratório (YIN, 2010) e foi analisada de acordo com a proposta de Yin (2010). Utilizaram-se autores como PARO (1986), SOUSA (1998), SZYMANSKI (2003) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) para embasar o estudo. Como resultado, certificou-se que tanto os gestores quanto os pais da Educação Infantil tem um olhar especial para o brincar na Educação Infantil, pois reconhecem a importância da brincadeira nesta fase da vida escolar. Portanto, concebem o brincar como uma ação que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Conclui-se que nesta etapa da educação básica deve-se valorizar e primar por esta maneira divertida e prazerosa de trabalho, de modo que a criança possa desenvolver as potencialidades necessárias para as próximas etapas da sua vida. Para tanto, uma gestão educacional democrática, pautada na colaboração e participação de todos os segmentos, é a chave para o desenvolvimento integral da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto