dc.contributor.advisor | Foletto, Denize da Silveira | |
dc.creator | Limberger, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T15:08:56Z | |
dc.date.available | 2018-09-04T15:08:56Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14180 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The general objective for this study is to understand the conception of the managers and the parents about the play in the childhood education and this study is motivated by the researcher’s passion by this level of education. This is a qualitative research, such as Exploratory Case Study (YIN, 2010) and was analyzed according to the proposal of Yin (2010). Authors such as PARO (1986), SOUSA (1998), SZYMANSKI (2003) and the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2010) were used to base the study. As a result, verified that the Childhood Education parents and managers have a special look for Childhood Education play, because they recognize the importance of play at this level of school life. Therefore, they conceive the play as an action that contributes to the integral development of the child and facilitates the construction of knowledge. It is concluded that at this level of basic education must take and given priority of this playful way, so that the children can to be able to develop the potential needed for the next level of life. For this, a democratic educational management, based on collaboration and participation of all segments, is the key to the integral development of the children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | O olhar dos pais e gestores para o brincar na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The look of parents and managers to play in children's education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo geral compreender a concepção dos gestores e dos pais sobre o brincar na Educação Infantil e é motivada pela paixão da pesquisadora por este nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso Exploratório (YIN, 2010) e foi analisada de acordo com a proposta de Yin (2010). Utilizaram-se autores como PARO (1986), SOUSA (1998), SZYMANSKI (2003) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) para embasar o estudo. Como resultado, certificou-se que tanto os gestores quanto os pais da Educação Infantil tem um olhar especial para o brincar na Educação Infantil, pois reconhecem a importância da brincadeira nesta fase da vida escolar. Portanto, concebem o brincar como uma ação que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Conclui-se que nesta etapa da educação básica deve-se valorizar e primar por esta maneira divertida e prazerosa de trabalho, de modo que a criança possa desenvolver as potencialidades necessárias para as próximas etapas da sua vida. Para tanto, uma gestão educacional democrática, pautada na colaboração e participação de todos os segmentos, é a chave para o desenvolvimento integral da criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |