Desempenho e emissões de trator em semeadura com diferentes configurações de sulcadores em área com tráfego controlado de máquinas
Resumo
Uma técnica para minimizar o problema da compactação do solo ocasionada pelo tráfego intenso de máquinas sobre o solo é o tráfego controlado, que consiste na padronização das bitolas das rodas das máquinas e implementos, permitindo que as mesmas se desloquem em locais pré-determinados. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho em tração e as emissões de gases do motor de um trator agrícola em área com tráfego controlado de máquinas em diferentes intensidades, tracionando uma semeadora equipada com três configurações de sulcadores. O trabalho foi desenvolvido em área agrícola, localizada no município de Carazinho, RS. O delineamento experimental foi de blocos casualizados 3 x 3, sendo três situações de tráfego (tráfego do trator, tráfego do trator e colhedora, tráfego de trator e colhedora e pulverizador) e três configurações de sulcadores (disco duplo em todas as linhas de semeadora, disco duplo nas linhas sem tráfego e haste naquelas que recebem o tráfego e disco duplo nas linhas sem contato de pneu com ausência de sulcadores nas linhas de tráfego). As variáveis analisadas foram força de tração, potência na barra de tração, potência máxima, velocidade, patinamento das rodas motrizes, capacidade operacional, eficiência do motor. Com os valores de demanda de tração, foram aplicados o torque correspondente no dinamômetro para avaliação do consumo horário, consumo específico e emissões de NO, NO2, NOx, CO2, O2 e particulados. Conclui-se que a ausência de sulcadores do tipo haste, nas linhas de tráfego, reduzem a potência na barra de tração em 57,9% com tráfego do trator e colhedora e, 53,5% com o tráfego do trator e colhedora e pulverizador. Área isenta de tráfego, em relação ao tráfego aleatório com uso de sulcadores disco duplo e disco duplo sem haste, oferecem menor capacidade operacional e maior potência fornecida pelo motor e utilização do motor. A maior intensidade de tráfego proporciona redução no consumo horário de combustível de 1,8% em comparação a área sem tráfego de máquinas. O tráfego controlado na maior intensidade comparado a área sem tráfego proporcionam redução de 42,8% e 2,2% utilizando disco duplo e 66,7% e 2,6% com disco duplo sem haste de material particulado e óxidos de nitrogênio, respectivamente. O não cultivo da área destinada ao tráfego, representada neste trabalho por 18,2%, reduz em 72,8%, 12,1%, 16,9% no tráfego do trator e colhedora, e 80%, 11,6%, 15% com o tráfego do trator e colhedora e pulverizador a emissão de particulados, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, respectivamente, comparado ao cultivo dessas linhas utilizando haste.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: