Mostrar registro simples

dc.creatorLouzado, Eduardo Alexandre
dc.date.accessioned2018-09-05T19:57:58Z
dc.date.available2018-09-05T19:57:58Z
dc.date.issued2017-01-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14212
dc.description.abstractThis work of research and analytical study aimed to investigate the historical material cultural heritage of the city of Rio Pardo / RS to, from the existing reality, gather, list and organize subsidies in order to propose as a final product of this research a course Cultural Heritage, teachers and teachers of the municipal public network, municipal managers and the community in general. This course aims at thinking about Heritage Education that will enable citizens to recognize history and collective memory within the cultural milestones of that city. The research presents as basic foundation the concepts for the study of Heritage Education, having as a cut the municipal public policies of foment to Patrimonial Education in the formal education, for the public network of education of the municipality, between the years 2010 to 2016. Methodologically, qualitative research was used, with exploratory research in documental and bibliographic surveys. The technique of direct observation was used to recognize the cultural heritage listed and circumscribed in the perimeter of the Historic Center of the municipality. The data obtained during the investigative process revealed that during the period under analysis there was no implementation of public policy to promote Heritage Education in the municipal school network. Considering that Heritage Education is a relevant practice for the construction of citizenship and safeguard of patrimonial assets located in the Historical Center of the municipality, the result of this research is intended to subsidize schools, educators and managers of the municipality in the formulation of educational public policies with views to continued teacher education punctuated in the cultural heritage of the municipality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectRio Pardo/RSpor
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.titlePatrimônio cultural de Rio Pardo/RS: a educação patrimonial como mediadora dos conflitos entre o tombamento e a salvaguarda patrimonialpor
dc.title.alternativeCultural heritage of Rio Pardo/RS: heritage education as a mediator of conflicts between tipping and asset protectioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa e de estudo analítico teve por objetivo investigar o patrimônio cultural material histórico do município de Rio Pardo/RS para, a partir da realidade existente, reunir, elencar e organizar subsídios a fim de propor, como produto final desta pesquisa um curso de atualização em patrimônio cultural, aos professores e professoras da rede pública municipal, gestores municipais e comunidade em geral. Tal curso visa um pensar em Educação Patrimonial que propicie, aos cidadãos e cidadãs o reconhecimento da história e da memória coletiva nos marcos culturais daquela cidade. A pesquisa apresenta como fundamento básico os conceitos para o estudo da Educação Patrimonial, tendo como recorte as políticas públicas municipais de fomento à Educação Patrimonial no ensino formal, para a rede pública de educação do município, entre os anos de 2010 a 2016. Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa qualitativa, com pesquisa exploratória em levantamentos documental e bibliográfico. A técnica de observação direta foi utilizada para reconhecimento do patrimônio cultural material tombado e circunscrito no perímetro do Centro Histórico do município. Os dados obtidos durante o processo investigativo revelaram que durante o período em análise não houve implementação de política pública de fomento à Educação Patrimonial na rede municipal de ensino. Considerando que a Educação Patrimonial é uma prática relevante para a construção da cidadania e salvaguarda dos bens patrimoniais localizados no Centro Histórico do município, o resultado desta pesquisa tem a intenção de subsidiar escolas, educadores e gestores do município na formulação de políticas públicas educacionais com vistas à formação continuada docente pontuada no patrimônio cultural do município.por
dc.contributor.advisor1Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1346345582705216por
dc.contributor.referee1Lopes, Caryl Eduardo Jovanovich
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0701827238095286por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516925362477454por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International