O brincar na educação infantil: um estudo na perspectiva dos gestores escolares da EMEI Maria Vitória Pohlmann
Resumen
Este trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre a importância do brincar na prática pedagógica da EMEI Maria Vitória Pohlmann, de Sobradinho/RS. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso do tipo descritivo. Utilizou-se como um instrumento de coleta de dados um questionário aberto, semiestruturado, respondido pela diretora, supervisora escolar e três professoras. Afirmaram também que o Projeto Político Pedagógico contempla o brincar nas ações pedagógicas, sendo que esse documento deve ser atualizado de acordo com as necessidades da escola. Os participantes da pesquisa destacaram que a organização do trabalho pedagógico visa o brincar, utilizando a metodologia dos projetos, com planejamento voltado para a curiosidade da criança e estímulos com mais variados materiais e brinquedos. A partir do estudo observou-se que não consideram o brincar um desafio, mas atividade essencial para as crianças. Apenas uma professora destacou o brincar como desafio, principalmente no planejamento escolar em forma de projetos. Os participantes enfatizaram a importância da atualização e busca de conhecimentos e metodologias, alavancando a qualidade da escola e novos conhecimentos das crianças. Além disso, constatou-se que o gestor escolar contribui com ideias e motiva sua equipe escolar nas práticas pedagógicas que contemplam o brincar, possibilitando o desenvolvimento integral da criança de Educação Infantil, sempre construindo ações que instiguem por uma educação de qualidade no processo educativo.
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- Gestão Educacional - EaD [1000]
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