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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorOliveira, Luiz Renato de
dc.date.accessioned2018-09-06T12:10:17Z
dc.date.available2018-09-06T12:10:17Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14218
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research emerged in the dialogue with teachers of Youth and Adult Education (EJA) who felt the need to deepen their studies in order to plan the classes so that they were meaningful for students. It is in dialogue with everyone involved in teaching / learning that managers and students are democratically making decisions and sharing knowledge. Knowledge extremely necessary for emancipatory practice and autonomy in the school environment. It is necessary, then, to create spaces for the participation of all in the school and that managers and students can exercise democracy, giving opinions, doubting, questioning and intervening in learning, arousing curiosity. In this perspective, the alternative of working with Projects can mobilize the learner, rescuing in him the joy of being in school, because it is in the school space mainly in the classroom, where manager and student can contribute to the critical development, getting involved in work together, participating in the dialogues in an attempt to find solutions to a more just, fraternal and more humane society. Thus, in order to delimit the theoretical references that went together in this bibliographical research, the works of Paulo Freire were used, which helped to understand the EJA and the works of Hernandes and Ventura on the Pedagogy of Projects, establishing dialogue with other authors in the field of education in general, EJA and Educational and School Management. In this context I present in this study the Thematic Projects as a work possibility for classroom management with EJA students, where everyone can be involved in the construction and elaboration of the knowledge. Knowledge that needs to be reviewed daily, constructed and reconstructed according to the reality of the students, based on their opinions and interests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de sala de aulapor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectProjetos temáticospor
dc.subjectClassroom managementeng
dc.subjectThematic projectseng
dc.titleGestão de sala de aula: os projetos temáticos como possibilidade de trabalho para educandos jovens e adultos dizerem sua palavrapor
dc.title.alternativeClassroom management: thematic projects as a possibility of work for young and adult educants saying their wordeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu ao dialogar com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que sentiram a necessidade de aprofundar os estudos buscando possibilidade de planejar as aulas de modo que estas fossem significativas para os estudantes. É no diálogo com todos envolvidos no ensinar/aprender que gestores e estudantes democraticamente vão tomando decisões e compartilhando saberes. Saberes extremamente necessários para a prática emancipatória e autonomia no ambiente escolar. É preciso, então, criar espaços para a participação de todos na escola e que gestores e estudantes possam exercitar a democracia, opinando, tirando dúvidas, questionando e intervindo na aprendizagem, despertando a curiosidade. Nessa perspectiva, a alternativa de trabalhar com Projetos pode mobilizar o educando, resgatando nele a alegria de estar na escola, pois é no espaço escolar principalmente de sala de aula, onde gestor e estudante podem contribuir com o desenvolvimento crítico, envolvendo-se pelo trabalho em conjunto, participando dos diálogos na tentativa de soluções para uma sociedade mais justa, fraterna e mais humana. Assim, de forma a delimitar as referências teóricas que caminharam juntas nesta pesquisa bibliográfica, foram utilizadas as obras de Paulo Freire que ajudaram a compreender a EJA e as obras de Hernandes e Ventura sobre a Pedagogia de Projetos, estabelecendo diálogo com outros autores no campo da educação em geral, da EJA e da Gestão Educacional e Escolar. Neste contexto apresento neste estudo os Projetos Temáticos como possibilidade de trabalho para a gestão de sala de aula com os estudantes da EJA, onde todos possam ser envolvidos na construção e elaboração dos conhecimentos. Conhecimentos estes que precisam ser revistos diariamente, construídos e reconstruídos de acordo com a realidade dos estudantes, a partir de suas opiniões e de seus interesses.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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