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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorNascimento, Karine Bueno do
dc.date.accessioned2018-09-06T12:20:06Z
dc.date.available2018-09-06T12:20:06Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14219
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the implications of public policies for external evaluation in teachers' pedagogical work. In order to do so, the theoretical-methodological contribution adopted was based on historical-dialectical materialism, mediated by documentary and bibliographic research, being considered, for purposes of analysis, the economic, political, social and cultural international and national scenario from the decade of 1980. The study was structured in two chapters, aimed at realizing the dialectical movement between the appearance and the essence of the subjects addressed. Initially, the process of implementing external evaluations in basic education was presented, which had (and has) the objective of quantifying educational quality in Brazil. Afterwards, the discussion was broadened while the contradictions that measured the objectives of external evaluations in basic education were presented. This discussion was fundamental for the next section, after conceptualizing teachers 'pedagogical work, to analyze the implications of external evaluations on teachers' work. As a result, it was found that the Brazilian education project presents, based on the adopted framework, a narrow vision of work and education, as well as educational quality, since these are based on the interests of capital. In this way, the pedagogical work of teachers, in the current scenario, aims to perpetuate the hegemony of capital, through the formation of workforce for future insertion in the production processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.titleAvaliação externa na educação básica: implicações no trabalho pedagógico do professorpor
dc.title.alternativeExternal evaluation in basic education: implications in the teacher’s pedagogical workeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as implicações das políticas públicas de avaliação externa no trabalho pedagógico dos professores. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado pautou-se no materialismo histórico-dialético, mediado pela pesquisa documental e bibliográfica, sendo considerado, para fins de análise, o cenário econômico, político, social e cultural internacional e nacional a partir da década de 1980. O estudo ficou estruturado em dois capítulos, que visaram realizar o movimento dialético entre a aparência e a essência dos assuntos abordados. Desta forma, inicialmente, apresentou-se o processo de implementação das avaliações externas na educação básica, as quais tinham (e tem) como objetivo quantificar a qualidade educacional no Brasil. Em seguida, ampliou-se a discussão ao passo que foram sendo apresentadas as contradições que mediam os objetivos das avaliações externas na educação básica. Essa discussão foi fundamental para, na próxima seção, após conceituar trabalho pedagógico dos professores, analisar as implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico dos professores. Como resultado, constatou-se que o projeto de educação brasileiro apresenta, com base no referencial adotado, uma visão estreita de trabalho e educação, bem como de qualidade educacional, uma vez que estes estão pautados nos interesses do capital. Desta maneira, o trabalho pedagógico dos professores, no atual cenário, visa perpetuar a hegemonia do capital, por meio da formação de força de trabalho para futura inserção nos processos de produção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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