dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Nascimento, Karine Bueno do | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T12:20:06Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T12:20:06Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14219 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to analyze the implications of public policies for external evaluation in teachers' pedagogical work. In order to do so, the theoretical-methodological contribution adopted was based on historical-dialectical materialism, mediated by documentary and bibliographic research, being considered, for purposes of analysis, the economic, political, social and cultural international and national scenario from the decade of 1980. The study was structured in two chapters, aimed at realizing the dialectical movement between the appearance and the essence of the subjects addressed. Initially, the process of implementing external evaluations in basic education was presented, which had (and has) the objective of quantifying educational quality in Brazil. Afterwards, the discussion was broadened while the contradictions that measured the objectives of external evaluations in basic education were presented. This discussion was fundamental for the next section, after conceptualizing teachers 'pedagogical work, to analyze the implications of external evaluations on teachers' work. As a result, it was found that the Brazilian education project presents, based on the adopted framework, a narrow vision of work and education, as well as educational quality, since these are based on the interests of capital. In this way, the pedagogical work of teachers, in the current scenario, aims to perpetuate the hegemony of capital, through the formation of workforce for future insertion in the production processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Avaliação externa | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | External evaluation | eng |
dc.subject | Pedagogical work | eng |
dc.title | Avaliação externa na educação básica: implicações no trabalho pedagógico do professor | por |
dc.title.alternative | External evaluation in basic education: implications in the teacher’s pedagogical work | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar as implicações das políticas públicas de avaliação externa no trabalho pedagógico dos professores. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado pautou-se no materialismo histórico-dialético, mediado pela pesquisa documental e bibliográfica, sendo considerado, para fins de análise, o cenário econômico, político, social e cultural internacional e nacional a partir da década de 1980. O estudo ficou estruturado em dois capítulos, que visaram realizar o movimento dialético entre a aparência e a essência dos assuntos abordados. Desta forma, inicialmente, apresentou-se o processo de implementação das avaliações externas na educação básica, as quais tinham (e tem) como objetivo quantificar a qualidade educacional no Brasil. Em seguida, ampliou-se a discussão ao passo que foram sendo apresentadas as contradições que mediam os objetivos das avaliações externas na educação básica. Essa discussão foi fundamental para, na próxima seção, após conceituar trabalho pedagógico dos professores, analisar as implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico dos professores. Como resultado, constatou-se que o projeto de educação brasileiro apresenta, com base no referencial adotado, uma visão estreita de trabalho e educação, bem como de qualidade educacional, uma vez que estes estão pautados nos interesses do capital. Desta maneira, o trabalho pedagógico dos professores, no atual cenário, visa perpetuar a hegemonia do capital, por meio da formação de força de trabalho para futura inserção nos processos de produção. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |