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dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorMarques, Carla Mariane Rohr
dc.date.accessioned2018-09-06T13:13:10Z
dc.date.available2018-09-06T13:13:10Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14222
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEn el presente trabajo se realiza una discusión teórica en torno al Proyecto Político-Pedagógico, Gestión Escolar y Educación Popular. A partir de esta perspectiva se analizam las influencias del Neoliberalismo sobre la legislación, la calidad de la escuela pública, así como las contribuciones provenientes de la Educación Popular para las escuelas brasileñas. Sobre esta base se efectúa el análisis del Proyecto Político-Pedagógico del Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos – RS y se identifica la presencia de los presupuestos de la Educación Popular. Se há comprovado que el mismo está desactualizado, posee varios elementos constituyentes del Reglamento Escolar, lagunas em cuanto al diagnóstico, énfasis en actividades rutineiras, sin embargo se ha distinguido em los objetivos de la escuela - la concepción de sociedad, persona, educación, aprendizage – elementos de un Proyecto Político- Pedagógico. Se percibe que el documento trae presente de forma significativa, las categorías fundamentales de la Educación Popular, entretanto em las partes teóricas del documento aparecen contempladas y en las partes prácticas surgen como parcialmente contempladas indicando una contradicción en la relación teoría y práctica. A partir de las potencias y limitaciones encontradas se elaboró una propuesta para construir/reconstruir el Proyecto Político-Pedagógico de la institución. Em las consideraciones finales, se destacaron las deficiencias em la gestión escolar y en la gestión educativa – corresponsables em el cumplimiento de la legislación, la importancia de la planificación participativa basada em los principios de la Educación Popular para el alcance de la autonomía escolar.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectProyecto político pedagógicospa
dc.subjectGestión escolarspa
dc.subjectEducación popularspa
dc.titleO projeto político-pedagógico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos - RS e a educação popular: uma propostapor
dc.title.alternativeEl proyecto político- pedagógico del Instituto Estadual de Educación Érico Veríssimo de Três Passos - RS y la educación popular: una propuestaspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNo presente trabalho realiza-se uma discussão teórica em torno do Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar e Educação Popular. A partir desta perspectiva analisa-se as influências do Neoliberalismo sobre a legislação, a qualidade da escola pública, bem como as contribuições advindas da Educação Popular para as escolas brasileiras. Sobre esta base efetua-se a análise do Projeto Político-Pedagógico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos – RS e identifica-se a presença dos pressupostos da Educação Popular. Detectou-se que o mesmo está desatualizado, possui vários elementos constituintes do Regimento Escolar, lacunas quanto ao diagnóstico, ênfase em atividades rotineiras, no entanto distinguiu-se nos objetivos da escola - a concepção de sociedade, pessoa, educação, aprendizagem – elementos de um Projeto Político- Pedagógico. Percebeu-se que o documento traz presente de forma significativa, as categorias fundamentais da Educação Popular, entretanto nas partes teóricas do documento aparecem contempladas e nas partes práticas surgem como parcialmente contempladas indicando uma contradição na relação teoria e prática. A partir das potencialidades e limitações encontradas elaborou-se uma proposta para construir/reconstruir o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Nas considerações finais, destacou-se as deficiências na gestão escolar e na gestão educacional – co-responsáveis no cumprimento da legislação, a importância do planejamento participativo baseado nos princípios da Educação Popular para alcance da autonomia escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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