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dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorLenz, Carine Daiana
dc.date.accessioned2018-09-06T14:08:42Z
dc.date.available2018-09-06T14:08:42Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14226
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractWe searched the research presented here, linked to the Specialization Course in Educational Management at a Distance, Federal University of Santa Maria, to study the ways, difficulties and importance of the process of democratization of the management of a school, seeking to answer the following question: How effective is Democratic School Management in a state public school of basic education, in the municipality of Três Passos, RS, in the years 2017/2018? With the general objective of understanding the process of construction of democratic school management in the State School of Basic Education Padre Gonzales de Três Passos - RS. With this in mind the problem situation and the general objective presented, the research was carried out through a case study of a qualitative approach, whose research was articulated to the bibliographical research, and of field, having as technique of data collection, semi-structured interviews with representatives of the segments of the school community and the constituent organs of the school; in addition, a documentary and observational survey about the reality and day-to-day management of the school was also carried out. We conclude that the democratic school management is already a reality in the State School of Basic Education Padre Gonzales de Três Passos - RS and, in this way, we can also understand that it is effective to the extent that there is the participation of as many people as possible in the decisions of the school, through the participation of representatives of all segments of the community in School Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscola pública estadualpor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectState public schooleng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.titleO processo de democratização da gestão escolar: o caso de uma escola pública estadual de Três Passos - RSpor
dc.title.alternativeThe democratization process of school management: the case of a state public school of Três Passos – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoBuscamos na pesquisa aqui apresentada, ligada ao curso de Especialização em Gestão Educacional à distância, da Universidade Federal de Santa Maria, estudar os caminhos, as dificuldades e a importância do processo de democratização da gestão de uma escola, buscando responder ao seguinte questionamento: Em que medida se efetiva a Gestão Escolar Democrática em uma escola pública estadual de educação básica, do município de Três Passos- RS, nos anos de 2017/2018? Tendo como objetivo geral compreender o processo de construção da gestão escolar democrática na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales de Três Passos – RS. Destarte a situação problema e o objetivo geral apresentados, a pesquisa foi realizada através de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cuja pesquisa se deu articulada à pesquisa bibliográfica, e de campo, tendo como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com representantes dos segmentos da comunidade escolar e dos órgãos constituintes da escola; além disso foi realizado também o levantamento documental e observacional acerca da realidade e dia-a-dia da gestão na escola. Concluímos que a gestão escolar democrática já é uma realidade na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales de Três Passos – RS e, assim, conseguimos compreender também que ela se efetiva na medida em que há a participação do maior número possível de pessoas nas decisões da escola, através da participação de representantes de todos os segmentos da comunidade na Gestão Escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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