Identificação de alunos com tendência à evasão nos cursos de graduação a distância por meio de mineração de dados educacionais
Abstract
A evasão é um dos grandes desafios constantes no contexto educacional em todas as modalidades. Por outro lado, o crescente aumento na quantidade de dados gerados por sistemas como Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) vem trazendo destaque para a área de Mineração de Dados Educacionais (MDE). Esse fato pode ser constatado por meio de diversos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nesta área com o propósito de prever alunos com tendência à evasão. No entanto, a grande maioria se detém nos aspectos técnicos pertinentes à mineração. Nessa perspectiva, o trabalho visa propiciar aos gestores educacionais dados estratégicos por meio de aplicação de MDE, para que eles possam avaliar, refletir e gerar ações para mitigar o processo de evasão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a intenção de compreender em detalhes temas relacionados à EaD, evasão, bem como suas causas. Logo em seguida foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) visando conhecer as abordagens tecnológicas aplicadas na previsão de evasão. Na sequência, foram abordados os aspectos relacionados a descoberta de conhecimento em base de dados, trabalhos correlatos e aspectos metodológicos. O desenvolvimento foi realizado por meio de dois experimentos abrangendo três cursos de graduação em que foram empregados dados de interações dos alunos no AVEA e dados do sistema de gestão acadêmico da instituição. Como resultados foram obtidos bons índices de acertos, permitindo assim, a conclusão de que a abordagem proposta é factível para detecção de alunos com tendência à evasão em cursos de graduação EaD. Por fim, para a disponibilização dos dados oriundos da mineração foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis. Na avaliação do aplicativo, junto aos coordenadores dos cursos avaliados, constatou-se que os dados descobertos são de suma importância para gestão, pois facilita o acompanhamento dos alunos com tendência à evasão, para realização de intervenções junto a eles a fim de evitar a sua desistência. A dissertação de mestrado apresentada está inserida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Softwares Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e gerou como produtos o próprio texto aqui apresentado, bem como a estratégia de MDE criada e o aplicativo desenvolvido.
Collections
The following license files are associated with this item: