dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Dornelles, Helda Rejane Gressler | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T13:22:54Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T13:22:54Z | |
dc.date.issued | 2011-11-05 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14291 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The environmental legislation, ecological awareness and trade relations has
caused many companies to develop environmental practices that result in higher
environmental quality for their products, processes, services and better quality of life
for its employees. This work focuses on presentation and study of the set of actions
and measures implemented and members of the Recycling Program and Preserve
toward the preservation of the environment adopted by the Cooperative Ltd.
Sepeense wheat growing. - COTRISEL from the year 2008. And, whose main
objective is to see how the actions taken are contributing to environmental
conservation in order to ensure standards that ensure better performance in
production processes of its products and quality of life, health and welfare of its
employees, calculated by a qualitative research. It could be observed at the end of
this study that the existence of a more structured environmental program contributes
to more comprehensive treatment of environmental aspects of company activities
and provides information to its employees drive them to awaken to new challenges
and responsibilities in relation to the subjective question environmental issues are still
perceived in a different way by each subject. Also, we could see and identify
environmental education as a tool and very effective in promoting awareness of this
new environmental attitude among social actors in this study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Programa reciclar e preservar | por |
dc.subject | Conscientização ambiental | por |
dc.subject | Environmental education program | eng |
dc.subject | Recycle and preserve | eng |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.title | Programa reciclar e preservar: implementação e ações desenvolvidas na Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A legislação ambiental, a conscientização ecológica e as relações de
comércio têm feito com que muitas empresas desenvolvam práticas ambientais que
resultem em maior qualidade ambiental para seus produtos, processos, serviços e
melhor qualidade de vida para seus funcionários. O presente trabalho, concentra-se
na apresentação e no estudo do conjunto de ações e medidas, implementadas e
integrantes do Programa Reciclar e Preservar voltado para a preservação do meio
ambiente adotado pela Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda. – COTRISEL a partir
do ano de 2008. E tem por objetivo principal verificar como as ações implementadas
estão contribuindo na conservação do meio ambiente de maneira a assegurar
padrões que garantam melhor desempenho nos processos produtivos de seus
produtos e na qualidade de vida, saúde e bem-estar de seus colaboradores,
apurados através de uma pesquisa de cunho qualitativo. Foi possível perceber, ao
final deste estudo que a existência de um programa ambiental mais estruturado
contribui para o tratamento mais abrangente dos aspectos ambientais das atividades
da empresa e proporciona aos seus funcionários acionar informações que lhes
despertem para novos desafios e responsabilidades subjetivas em relação à questão
ambiental, ainda que as questões sejam percebidas de uma forma distinta por cada
sujeito. Também, pudemos constatar e identificar a educação ambiental como um
instrumento indispensável e de grande eficácia para a promoção da conscientização
desta nova postura ambiental entre os atores sociais deste estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |