A gestão escolar democrática e a participação da comunidade escolar
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a importância da participação da comunidade escolar na organização, planejamento e execução das atividades escolares como forma de participação responsável no processo educacional. A problemática que envolveu o presente trabalho relaciona-se ao fato de descobrir como a comunidade escolar exerce sua função de direito dentro da escola pesquisada e se ocorre realmente à gestão democrática prevista na legislação. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas onde familiares dos alunos e professores lotados na escola informaram as ações promovidas pela escola no intuito de favorecer a participação dos pais na Gestão Democrática Escolar. As reflexões analisadas apontam para uma realidade que demonstra o estimulo por parte dos gestores à participação dos pais na vida escolar de seus filhos e que estes ao poderem dialogar com os professores e equipe diretiva se sentem acolhidos e valorizados dentro do ambiente escolar. Tais estímulos se dão pelo entendimento e valorização dos anseios deste segmento da comunidade escolar. Como conclusão verificou-se que os pais recebem atenção especial e são instigados a fazerem parte da gestão escolar unindo assim a comunidade externa e interna escolar na busca de diálogo e interação de forma harmoniosa, criando-se neste sentido um clima de bem estar e valorização de todos os segmentos escolares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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