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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorDuraczinski, Veridiana Pereira
dc.date.accessioned2018-09-13T15:00:26Z
dc.date.available2018-09-13T15:00:26Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14296
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aimed at investigating and analyzing how the relation between the words Educational Management and Autonomy is viewed by teachers of pre-school .in the scope of the school as well as verifying the comprehension about the role and attitudes of a manager and a teacher-manager in the field of pre-school education. The research was carried out through interviews with the teachers and also with research in different means and materials available. This study was carried out in a municipal pre-school in Santa Maria – RS, which is attended mostly by low class students. The research had a qualitative approach, under the procedural perspective of a case study. Several questions on the topic were raised, which contributed to the research. Semi-structured interviews were conducted to carry out the research. Data collected from the interviews were analyzed and they showed not only insecurity, but also a certain inertia by teachers, because they identify and recognize that decisions are already pre-determined by the school administration, and that is not part of a democratic management. It is concluded that there is still a lot to be done so teachers can understand and play their role inside schools; moreover, teachers should have a continuing teacher education and search information to better comprehend what a democratic management is; it is also suggested that teachers have an open dialogue with the school administration, with parents and the community as well for a coherent practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectPre-school educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleGestão educacional e autonomia: os desafios do professor gestor na educação infantilpor
dc.title.alternativeEducational management and autonomy: the challenge teachers manager of pre-school educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito investigar e analisar como a relação das palavras Gestão Educacional e Autonomia são vistas pelas professoras de Educação Infantil, no âmbito escolar, assim como constatar qual o entendimento sobre o papel e atitudes de um gestor e de um professor-gestor, na área da educação infantil. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com as professoras, e ainda, com pesquisas em diferentes meios e materiais disponíveis. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil localizada em Santa Maria - RS, que atende em sua maioria alunos de classe baixa. Ao longo da pesquisa surgiram inúmeros questionamentos sobre o tema, que vieram a contribuir com a pesquisa a qual teve abordagem qualitativa, sob a perspectiva procedimental de um estudo de caso. Para a realização da pesquisa realizou-se entrevistas que foram semi – estruturadas. Os dados coletados a partir das entrevistas foram analisados e mostraram além da insegurança, desestímulo e desinteresse das professoras, pois elas identificam e reconhecem que as decisões já vêm pré-determinadas pela direção, e que isso não faz parte de uma gestão democrática. Conclui-se que ainda existe muito a se fazer para que os professores compreendam e exerçam seu papel dentro das escolas; para que os professores tenham uma formação continuada e busquem informações e formação para compreender melhor o que é uma gestão democrática; e que tenham um diálogo aberto com a direção da escola, com os pais e a comunidade para realização de uma prática coerente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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