dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Duraczinski, Veridiana Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T15:00:26Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T15:00:26Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14296 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research aimed at investigating and analyzing how the relation between the words Educational Management and Autonomy is viewed by teachers of pre-school .in the scope of the school as well as verifying the comprehension about the role and attitudes of a manager and a teacher-manager in the field of pre-school education. The research was carried out through interviews with the teachers and also with research in different means and materials available. This study was carried out in a municipal pre-school in Santa Maria – RS, which is attended mostly by low class students. The research had a qualitative approach, under the procedural perspective of a case study. Several questions on the topic were raised, which contributed to the research. Semi-structured interviews were conducted to carry out the research. Data collected from the interviews were analyzed and they showed not only insecurity, but also a certain inertia by teachers, because they identify and recognize that decisions are already pre-determined by the school administration, and that is not part of a democratic management. It is concluded that there is still a lot to be done so teachers can understand and play their role inside schools; moreover, teachers should have a continuing teacher education and search information to better comprehend what a democratic management is; it is also suggested that teachers have an open dialogue with the school administration, with parents and the community as well for a coherent practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Pre-school education | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.title | Gestão educacional e autonomia: os desafios do professor gestor na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Educational management and autonomy: the challenge teachers manager of pre-school education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como propósito investigar e analisar como a relação das palavras Gestão Educacional e Autonomia são vistas pelas professoras de Educação Infantil, no âmbito escolar, assim como constatar qual o entendimento sobre o papel e atitudes de um gestor e de um professor-gestor, na área da educação infantil. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com as professoras, e ainda, com pesquisas em diferentes meios e materiais disponíveis. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil localizada em Santa Maria - RS, que atende em sua maioria alunos de classe baixa. Ao longo da pesquisa surgiram inúmeros questionamentos sobre o tema, que vieram a contribuir com a pesquisa a qual teve abordagem qualitativa, sob a perspectiva procedimental de um estudo de caso. Para a realização da pesquisa realizou-se entrevistas que foram semi – estruturadas. Os dados coletados a partir das entrevistas foram analisados e mostraram além da insegurança, desestímulo e desinteresse das professoras, pois elas identificam e reconhecem que as decisões já vêm pré-determinadas pela direção, e que isso não faz parte de uma gestão democrática. Conclui-se que ainda existe muito a se fazer para que os professores compreendam e exerçam seu papel dentro das escolas; para que os professores tenham uma formação continuada e busquem informações e formação para compreender melhor o que é uma gestão democrática; e que tenham um diálogo aberto com a direção da escola, com os pais e a comunidade para realização de uma prática coerente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |