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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorDal Soto, Diana Vandréia
dc.date.accessioned2018-09-13T15:34:18Z
dc.date.available2018-09-13T15:34:18Z
dc.date.issued2010-05-13
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14298
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study investigated, initializing from the daily pedagogic practice, the children's of infantile education understanding on the global climatic changes. In this purpose, the research assumes a qualitative approach, characterized as a case study, using as source of information a group of preschool children, in the Nucleus of Infantile Education Ipê Amarelo of Universidade Federal de Santa Maria. The information presented by the children, before and after the developed work, reveals that there was an increase of the previous knowledge of the group, considering an important understanding of the thematic approached. Were observed, in the children's daily relationships in the school, concerned attitudes with the conservation and preservation of the environment by entirely.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMudanças climáticaspor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectInfantile educationeng
dc.subjectClimatic changeseng
dc.titleA percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo do caso sobre as mudanças climáticas globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelopor
dc.title.alternativeThe perception of environmental subjects for children of the infantile education: case study of global climatic changes in Ipê Amarelo Nucleus of Infantile Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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