Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado tem por objetivo investigar área da geografia, mais
especificamente, os gêneros recorrentes nessa disciplina em seus aspectos composicionais,
linguísticos e semântico-discursivos. Para tanto, partimos da concepção de que os gêneros são
configurações de significado com um propósito social (ROSE; MARTIN, 2012). Martin
sinaliza que a escrita na ciência é diferente da escrita em outras partes do currículo. Desse
modo, “ser alfabetizado em ciência significa entender a linguagem técnica que é usada”
(MARTIN, 1993b, p. 186). Nesse sentido, podemos afirmar que os livros didáticos se
constituem como modelos científicos da linguagem escrita para os alunos. Em razão disso,
entendemos que a leitura e a escrita na educação básica podem ser aprimoradas se o professor
oportunizar aos alunos um ensino explícito do ato de ler e de escrever, considerando as
particularidades de cada disciplina. Esta pesquisa se situa no paradigma qualitativo e
quantitativo, pois há necessidade de quantificar os recursos linguísticos que caracterizam os
gêneros para interpretá-los. Dessa forma, a ênfase se encontra na interpretação qualitativa do
pesquisador que encontra subsídios na quantificação dos elementos linguísticos.
Selecionamos como universo de análise o livro didático de Geografia Projeto Araribá, 2010,
do 6º e 9º ano - publicado pela Editora Moderna, tendo como responsável Fernando Carlo
Vedovate. A análise contempla duas etapas: i) investigação contextual do livro didático de
Geografia, com foco no PNLD; e ii) investigação textual-discursiva, focalizando as variáveis
do contexto, as características léxico-gramaticais e semântico-discursivas (HALLIDAY;
MATTHIESSEN, 2014) e a taxonomia proposta pela Linguística Sistêmico-Funcional e
estrutura temática (MARTIN, ROSE, 2008), (MOYANO, 2013b).A partir da análise dos
dados, conclui-se que a Família de gêneros recorrentes é a dos Relatórios e das Explicações.
Os Relatórios Descritivos, Classificativos e Composicionais classificam um fenômeno e
descrevem suas características, cujo propósito é “dizer o que é” e “como é”. As Explicações
do tipo fatorial e consequencial contribuem para evidenciar as causas e consequências dos
fenômenos. O propósito das Explicações é dizer “como” e “por que” os fenômenos
acontecem. As Etapas e Fases que compõem os gêneros concretizam o seu propósito e
contribuem para alcançar a meta das Unidades analisadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: