Mostrar registro simples

dc.creatorPaula, Suzana Ribeiro de
dc.date.accessioned2018-09-18T18:08:05Z
dc.date.available2018-09-18T18:08:05Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14345
dc.description.abstractThis Master's research aims to investigate the geography field, specifically the recurrent genres in this discipline in its compositional, linguistic and semantic-discursive aspects. Therefore, we start from the conception that the genders are configurations of meaning with a social purpose (ROSE; MARTIN, 2012). Martin points out that writing in science is different from writing in other parts of the curriculum. Thus, "being literate in science means understanding the technical language that is used"(MARTIN, 1993b, p. 186). In this sense, we can say that textbooks constitute scientific models of written language for students. Due to this, we understand that the reading and the writing in the basic education can be improved if the professor gives the pupils an explicit education of the act of reading and writing, whereas the particularities of each discipline. This research is placed in the qualitative and quantitative paradigm; therefore, it is necessary to quantify the linguistic resources that characterize the sorts to interpret them. This way, the emphasis is in the qualitative interpretation of the researcher that finds subsidies in the quantification of the linguistic elements. We select, as general analysis, the didactic book of Geography Araribá Project, 2010, of 6º and 9º year - published by Modern Editor, with Fernando Carlo Vedovate as responsible. The analysis contemplates two stages: i) contextual investigation of the didactic book of Geography, with focus in the PNLD; and ii) literal-discursive investigation, focusing the variable of the context, the lexicon-grammatical characteristics and semantic-discursive (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2014) and the taxonomy proposed by the Functional Systemic Linguistics and thematic structure (MARTIN, ROSE, 2008), (MOYANO, 2013b). From the analysis of the data, it was concluded that the family of recurrent sorts is of the Reports and the Explanations.The Descriptive,Classified and Compositional Reports classify a phenomenon and describe its characteristics, whose intention is “to say what it is” and “as it is”. Explanations of the factorial and consequential type contribute to evidence the causes and consequences of the phenomena. The purpose of the Explanations is to say "how" and "why" phenomena happen. The Stages and Phases that make up the genres fulfill their purpose and contribute to reach the goal of the analyzed units.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectText genreseng
dc.subjectSystemic-functional linguisticseng
dc.subjectGeographyeng
dc.titleAprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinarespor
dc.title.alternativeLearning to read to learn geography interdisciplinary challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado tem por objetivo investigar área da geografia, mais especificamente, os gêneros recorrentes nessa disciplina em seus aspectos composicionais, linguísticos e semântico-discursivos. Para tanto, partimos da concepção de que os gêneros são configurações de significado com um propósito social (ROSE; MARTIN, 2012). Martin sinaliza que a escrita na ciência é diferente da escrita em outras partes do currículo. Desse modo, “ser alfabetizado em ciência significa entender a linguagem técnica que é usada” (MARTIN, 1993b, p. 186). Nesse sentido, podemos afirmar que os livros didáticos se constituem como modelos científicos da linguagem escrita para os alunos. Em razão disso, entendemos que a leitura e a escrita na educação básica podem ser aprimoradas se o professor oportunizar aos alunos um ensino explícito do ato de ler e de escrever, considerando as particularidades de cada disciplina. Esta pesquisa se situa no paradigma qualitativo e quantitativo, pois há necessidade de quantificar os recursos linguísticos que caracterizam os gêneros para interpretá-los. Dessa forma, a ênfase se encontra na interpretação qualitativa do pesquisador que encontra subsídios na quantificação dos elementos linguísticos. Selecionamos como universo de análise o livro didático de Geografia Projeto Araribá, 2010, do 6º e 9º ano - publicado pela Editora Moderna, tendo como responsável Fernando Carlo Vedovate. A análise contempla duas etapas: i) investigação contextual do livro didático de Geografia, com foco no PNLD; e ii) investigação textual-discursiva, focalizando as variáveis do contexto, as características léxico-gramaticais e semântico-discursivas (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e a taxonomia proposta pela Linguística Sistêmico-Funcional e estrutura temática (MARTIN, ROSE, 2008), (MOYANO, 2013b).A partir da análise dos dados, conclui-se que a Família de gêneros recorrentes é a dos Relatórios e das Explicações. Os Relatórios Descritivos, Classificativos e Composicionais classificam um fenômeno e descrevem suas características, cujo propósito é “dizer o que é” e “como é”. As Explicações do tipo fatorial e consequencial contribuem para evidenciar as causas e consequências dos fenômenos. O propósito das Explicações é dizer “como” e “por que” os fenômenos acontecem. As Etapas e Fases que compõem os gêneros concretizam o seu propósito e contribuem para alcançar a meta das Unidades analisadas.por
dc.contributor.advisor1Pinton, Francieli Matzenbacher
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979338178408389por
dc.contributor.referee1Andreis, Adriana Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472948314997700por
dc.contributor.referee2Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037816308995897por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830102440018989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International