Mostrar registro simples

dc.creatorJorgens, Denise
dc.date.accessioned2018-09-18T19:33:45Z
dc.date.available2018-09-18T19:33:45Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14348
dc.description.abstractThe teacher, when entering a classroom, has the opportunity of interacting with students and allowing activities that also relate to the learners’ life trajectory. It is known that, in many educational contexts, the most used and common teaching material is the textbook. Many students use it beyond the school space, to study, read, research and also – in the case of foreign languages – broadening their vocabulary. For many teachers, the textbook is utilized under several aspects. One of them is to help in the structure of the contents developed in the school year, and it is also the resource from which the teachers select activities when elaborating their classes. In this sense, the objective of the present dissertation is to show that the teacher can potentialize the activities on the Textbook by reading the images, in order to broaden and even improve the interaction with the students, aiming at the social education of the learners. The choice for such topic is attributed to the presence of the visual resource in the textbook that, among other functions, is commonly used merely aesthetically, but can be explored as another text. We develop a bibliographic study about the textbook in the Brazilian educational context, the different approaches of teaching and the teacher-student interaction (MIZUKAMI, 1986; ALMEIDA-FILHO. BARBIRATO, 2016) and the reading of images based on the metafunctions of the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). We also study the reading of images as one of the forms of activities that can be explored in the classroom to promote the education of citizens that participate, by means of texts, ethically and critically in various social practices. The images analyzed belong to the textbook Way to English for Brazilian Learners: língua estrangeira: inglês: fundamental II para alunos do 9º (foreign language: English: basic education II for students of the 9th grade, in the Brazilian educational system). The material belongs to a four-volume collection, elaborated for the school years that compose the Basic education level II and are part of Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (National Textbook Program), for the years from 2017 to 2019. By our analysis, we perceive that the textbook can be an important tool in the teacher’s life for that, from it, new activities are elaborated, with more contextualization, and that allow student participation. One of such activities is the reading of images.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLivro didático de língua inglesapor
dc.subjectInteração professor-alunopor
dc.subjectGramática do design visualpor
dc.subjectLeitura de imagenspor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectEnglish language textbookeng
dc.subjectTeacher-student interactioneng
dc.subjectGrammar of visual designeng
dc.subjectReading of imageseng
dc.titleAnálise de imagens no livro didático de inglês como recurso de interação em sala de aulapor
dc.title.alternativeAnalysis of images in an english textbook as interaction resource in classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO professor ao entrar em uma sala de aula tem a oportunidade de interagir com os alunos e oportunizar atividades que também estejam relacionadas com a trajetória de vida do educando. Sabemos que, em muitos contextos educacionais, o Material Didático mais utilizado e comum entre professores e alunos é o Livro Didático. Muitos alunos o utilizam além do espaço escolar para estudar, ler, pesquisar e também - no caso das línguas estrangeiras – ampliar o vocabulário. Para muitos professores o Livro Didático é utilizado sob diversos aspectos. Um deles é auxiliar na estrutura dos conteúdos desenvolvidos no ano letivo e também é o recurso de onde o professor seleciona atividades ao elaborar suas aulas. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é mostrar que o professor pode potencializar as atividades presentes no Livro Didático através da Leitura de Imagens a fim de ampliar e até melhorar a interação com seus alunos, visando à formação social dos educandos. A escolha dessa temática é atribuída a presença do recurso visual no livro didático que, dentre várias funções, é utilizado muitas vezes apenas esteticamente, mas que pode ser explorado como outro texto. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o livro didático no contexto educacional brasileiro, as diferentes abordagens de ensino e a interação professor-aluno (MIZUKAMI, 1986; ALMEIDA-FILHO. BARBIRATO, 2016) e a leitura de imagens com base nas Metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Estudamos também a leitura de imagens como uma das formas de atividade que pode ser explorada em sala de aula para promover a formação de cidadãos que participam, através de textos, de forma ética e crítica em diversas práticas sociais. As imagens analisadas pertencem ao livro didático Way to English for Brazilian Learners: língua estrangeira: inglês: fundamental II para alunos do 9º, A obra pertence a uma coleção de quatro volumes elaborados para os anos letivos que compõem o Ensino Fundamental II e fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para os anos de 2017 a 2019. Através da nossa análise, percebemos que Livro Didático pode ser um instrumento importante na vida do professor para que, a partir dele, sejam elaboradas novas atividades, mais contextualizadas e que proporcionem a participação dos alunos. Uma dessas atividades, é a leitura de imagens.por
dc.contributor.advisor1Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214558523776194por
dc.contributor.referee1Vieira, Ana Nelcinda Garcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522104110658956por
dc.contributor.referee2Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058747002590961por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6989033973281848por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International