Educação ambiental: possibilidades a partir do ensino da matemática
Resumo
A grande dificuldade na compreensão dos conteúdos matemáticos vivida por
boa parte dos estudantes nas escolas, em especial no Ensino Médio, é atribuída,
muitas vezes, à falta de aplicabilidade dos conhecimentos dessa área nas situações
diárias. Na verdade há uma distância entre a matemática que é ensinada na escola
e aquela que é utilizada na resolução dos problemas cotidianos. Sob esse viés o
ensino de matemática tem contribuído para que os alunos se tornem desmotivados e
apáticos durante o seu processo de aprendizagem. Frente a essa realidade e
baseado na necessidade de se desenvolver um trabalho de educação ambiental nas
escolas, de forma sistêmica e transversal, em todos os níveis de ensino, este estudo
se propôs a mostrar de que forma é possível inserir a temática ambiental no ensino
de matemática da educação básica. Para tal foram elaboradas diversas atividades
que relacionam conteúdos matemáticos com a temática ambiental. O método
utilizado na elaboração de tais atividades é o da Modelagem Matemática, entendida
como uma estratégia de ensino aprendizagem, através da qual situações reais são
transformadas em problemas matemáticos. Esta metodologia de trabalho possibilita
trazer a realidade para a sala de aula, abordando problemas que estão relacionados
ao cotidiano dos alunos e, neste caso, viabiliza a interação da Matemática com a
questão ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: