A formação continuada de professores de educação física dos anos finais do ensino fundamental no município de Restinga Sêca, RS
Fecha
2018-07-10Metadatos
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A presente pesquisa apresenta como temática central a formação continuada de professores de
Educação Física, tendo como objetivo geral analisar a formação continuada de professores de
Educação Física, no período de 2009 a 2016, que atuam (ou atuavam) em escolas de ensino
fundamental, de Restinga Sêca, RS. Trata-se de um estudo de caso que fora desenvolvido por
meio de uma pesquisa descritiva-explicativa-exploratória. Como instrumentos para a coleta de
informações foram utilizados entrevistas semiestruturadas, questionário online, documentos
impressos e eletrônicos. Participaram da pesquisa uma ex-secretária da educação, a atual
secretária da educação e dois professores de Educação Física da rede municipal de ensino de
Restinga Sêca, RS. A análise dos dados foi realizada através de categorias de análise de
conteúdo. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido, o qual informava os riscos e benefícios que os mesmos passariam a ter assim que
concordassem em participar da pesquisa, nele também constava que os participantes poderiam
desistir de colaborar a qualquer momento. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da
Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa apontou como principais resultados que as
condições de trabalhado e a valorização dos profissionais do magistério interferem
substancialmente na qualidade da prática pedagógica dos professores, bem como, muitas
vezes, restringe a participação desses profissionais em cursos ou momentos de formação
continuada. Além disso, vários são os fatores que interferem e limitam o oferecimento regular
de formações continuadas para professores, assim como a adesão desses profissionais a esses
momentos formativos, embora ela seja um direito dos mesmos assegurado por lei. Os
principais fatores apontados pelos gestores são as questões financeiras que afetam os
municípios de forma geral e, em especial, Restinga Sêca, RS e a disponibilidade de horários
em comum para a realização dessas formações. Já os professores de Educação Física
apontaram que as formações continuadas devem considerar mais seus contextos de atuação,
valorizando momentos de encontros entre seus pares para a troca de experiências, estudos,
reflexões críticas, entre outros, assim como destacaram a escola como um local que possibilita
a construção do conhecimento, ou seja, a formação dos professores. Neste sentido, conclui-se
que a formação continuada realizada em serviço é uma proposta de formação continuada que
vai ao encontro das necessidades apontadas pelos professores de Educação Física de Restinga
Sêca, RS e também apresenta-se como viável ao município por não exigir gastos financeiros
significativos. Neste sentido, fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação viabilizar que
esses encontros ocorram de forma sistematizada e regular, além disso, é responsabilidade dos
professores de Educação Física participarem ativamente desses momentos.
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