Representações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissional
Resumo
Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação
Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e
Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais em cargos de
Coordenação de Curso Superior de Graduação do Instituto Federal Farroupilha –
Campus Júlio de Castilhos a partir da visão dos próprios coordenadores. Esta
pesquisa terá como fundamentação teórica a Teoria das Representações Sociais de
Moscovici (1978), além das contribuições de Jodelet (2001), Abric (1998) e Sá
(1996), fazendo uso de uma metodologia de pesquisa qualitativa, com estudo de
caso, utilizando como instrumentos de construção de dados a entrevista
semiestrutura e a técnica da Associação Livre de Palavras. Os sujeitos de pesquisa
foram os(as) atuais Coordenadores(as) de Curso Superior de Graduação do Instituto
Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. Com a compreensão sobre a
maneira como a Coordenação de Curso é representada socialmente, esta pesquisa
contribuirá para delinear o perfil desses profissionais que atuam na gestão como
coordenadores, e, com isso, poderá sensibilizá-los para a qualificação do trabalho
com vista ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e satisfação dos
estudantes enquanto sujeitos inseridos no processo educacional. Os resultados
obtidos demonstram que a representação social está marcada nas palavras
“paciência”, “desafio” e “mobilizador”, aspectos relevantes e que demonstram que
esse cargo de gestão requer perfil e disponibilidade, posicionando-se como um
gestor que atua em prol do curso e da Instituição, refletindo na qualidade e bom
desempenho Institucional.
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