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dc.creatorGuerch, Cristiane Ambrós
dc.date.accessioned2018-09-19T19:12:11Z
dc.date.available2018-09-19T19:12:11Z
dc.date.issued2018-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14363
dc.description.abstractThis dissertation is included in the research line Policies and Management in Professional and Technological Education of the Master's Program in Professional and Technological Education, which seeks to investigate the social representations in positions of coordination of undergraduate courses of the Federal Institute Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos from the view of the coordinators themselves. This research will have as theoretical foundation the Theory of Social Representations of Moscovici (1978), besides the contributions of Jodelet (2001), Abric (1998) and Sá (1996), making use of a qualitative research methodology, with case study, using as data construction tools the semistructure interview and the Free Word Association technique. The research subjects were the current Undergraduate Coordinators of the Federal Institute Farroupilha - Júlio de Castilhos Campus. With the understanding of how the Course Coordination is socially represented, this research will contribute to delineate the profile of these professionals who act in the management as coordinators, and, with this, can sensitize them to the qualification of the work with a view to the improvement of the processes of course evaluation and student satisfaction as subjects inserted in the educational process. The results show that social representation is marked in the words "patience", "challenge" and "mobilizer", relevant aspects and that demonstrate that this management position requires profile and availability, positioning itself as a manager that acts in favor of course and Institution, reflecting on the quality and good institutional performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenação de cursopor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectEnsino superior de graduaçãopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectCourse coordinationeng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectHigher education graduationeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.titleRepresentações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissionalpor
dc.title.alternativeSocial representations of coordination of higher graduation course: building identities in professional educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais em cargos de Coordenação de Curso Superior de Graduação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos a partir da visão dos próprios coordenadores. Esta pesquisa terá como fundamentação teórica a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978), além das contribuições de Jodelet (2001), Abric (1998) e Sá (1996), fazendo uso de uma metodologia de pesquisa qualitativa, com estudo de caso, utilizando como instrumentos de construção de dados a entrevista semiestrutura e a técnica da Associação Livre de Palavras. Os sujeitos de pesquisa foram os(as) atuais Coordenadores(as) de Curso Superior de Graduação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. Com a compreensão sobre a maneira como a Coordenação de Curso é representada socialmente, esta pesquisa contribuirá para delinear o perfil desses profissionais que atuam na gestão como coordenadores, e, com isso, poderá sensibilizá-los para a qualificação do trabalho com vista ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e satisfação dos estudantes enquanto sujeitos inseridos no processo educacional. Os resultados obtidos demonstram que a representação social está marcada nas palavras “paciência”, “desafio” e “mobilizador”, aspectos relevantes e que demonstram que esse cargo de gestão requer perfil e disponibilidade, posicionando-se como um gestor que atua em prol do curso e da Instituição, refletindo na qualidade e bom desempenho Institucional.por
dc.contributor.advisor1De Conto, Janete Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025251887185654por
dc.contributor.referee1Silva, Monique da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049329334408603por
dc.contributor.referee2Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880005512422802por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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