A governança acadêmica e o uso de tecnologias em rede para a gestão educacional administrativa: o contexto da UFSM em foco
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, como um estudo voltado à governança acadêmica e ao uso de tecnologias em rede na UFSM para a gestão administrativa, por meio de ações da Pró-Reitoria de Graduação e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico. Nesta perspectiva, o objetivo geral foi apresentar possibilidades para a potencialização da governança acadêmica voltada para o contexto acadêmico administrativo da UFSM, sendo fomentada pelo uso de ambientes tecnológicos em rede. No referencial teórico, encontram-se Castells (2003; 2016), Wellmann (2005), Kenski (2013), Certo (2005), entre outros. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação e é desenvolvido em duas grandes etapas. Na primeira, encontra-se o estudo teórico sobre governança acadêmica e tecnologias em rede na sociedade. Na segunda etapa, são estudados ambientes tecnológicos que possibilitam ações de governança na UFSM, a exemplo do Curso de Capacitação em Planejamento Acadêmico - CAPA, por meio da plataforma Moodle, e do grupo fechado no Facebook intitulado “DERCA/UFSM e Coordenações/Secretarias de Curso”. A partir da análise da primeira edição do Curso CAPA, referente ao módulo do DERCA e do feedback dos cursistas, foi concluído que Curso CAPA atende aos seus objetivos de capacitação da comunidade interna da UFSM. Além disso, a partir da análise das postagens e interação no grupo fechado do Facebook, foi concluído que ele é uma ferramenta eficaz para a comunicação interna. Nesse sentido, a conclusão global da pesquisa centra-se na ideia de que a combinação do uso dessas diferentes ferramentas tecnológicas é capaz de potencializar as ações de governança acadêmica na UFSM. Como produto desta pesquisa e a partir dos seus resultados, foi proposta a ideia de um plano de governança capaz de aprimorar a gestão do conhecimento acadêmico administrativo na UFSM, a qual foi apresentado à Direção do DERCA.
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