O papel da gestão no processo de aprendizagem da língua escrita
Resumo
Este estudo teve como propósito analisar alguns conceitos sobre o tema “aprendizagem da língua escrita e o papel da gestão escolar neste processo”, envolvendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras da criança, sua compreensão sobre a linguagem falada e escrita. Procuramos enfatizar sobre as fases de desenvolvimento da criança segundo Piaget. Investigando como a criança desenvolve a leitura e a escrita, as hipóteses apresentadas e quais práticas pedagógicas que deverão ser desenvolvidas pelo professor para que a criança supere a hipótese em que se encontra e progrida, isto é, desenvolva outra hipótese até escrever alfabeticamente e ortograficamente. Foi discorrido sobre alfabetização e letramento, tendo como conceito básico que alfabetização e letramento vai muito além de aprender códigos da escrita e decodifica-los, constitui compreender o uso social da escrita. A importância que tem ser alfabetizado para o desenvolvimento integral do ser humano e sua inserção na sociedade como um ser ativo e autônomo. Destaca-se aqui a importância do envolvimento dos gestores neste processo, os quais deverão ter em primeiro lugar o pedagógico da escola, pois se um aluno fracassa, toda a escola fracassa com ele. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo. Para o levantamento de dados utilizamos um questionário que foi respondido por alfabetizadoras de quatro escolas da rede estadual do município de Soledade/RS, as quais chamaremos de escola A, B, C e D. Os resultados desta análise nos mostraram que o professor precisa levar em consideração que a aprendizagem da escrita envolve um grande esforço da criança e que ela, portanto, necessita de muito apoio, principalmente na fase de alfabetização. Percebe-se, então, que para uma escola apresentar resultados positivos na alfabetização é necessário que haja um “trio gestor”: diretor/supervisor de ensino/coordenador pedagógico, e que esses gestores compreendam, orientem e auxiliem o docente na sua dinâmica em sala de aula, pois não são apenas os aspectos cognitivos que estão em jogo, mas também os aspectos emocionais, que podem retardar ou até mesmo bloquear o desenvolvimento. Se uma criança tem uma hipótese e tem possibilidade de testá-la sua produtividade pode ser maior do que numa criança que se preocupa, apenas, em não errar. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidde da formação continuada e para isso o apoio da equipe gestora neste processo de qualificar a educação. O gestor educador necessita ser conhecedor da teoria, de como se ensina e como se aprende para o êxito do aluno e da prática pedagógica que defende e aplica.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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