Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDressler, Marlize
dc.creatorVeiga, Maurício Alves
dc.date.accessioned2018-09-25T14:43:31Z
dc.date.available2018-09-25T14:43:31Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14382
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of democratic management in the process of construction of the Political Educational Project (PPP) of the Venina Palma State High School, located in the municipality of Palmeira das Missões / RS. At the beginning, it is based on the understanding that the Political Pedagogical Project (PPP) is the guiding document of the School and its elaboration process involves the participation of teachers, school officials, students, parents and / or responsible for students; actually the school community, according to the purposes of the Law of Directives and Bases (LDB 9.394 / 96). For that, field research was developed through the application of a questionnaire to the teachers of that School, including objective and subjective issues, with approaches aimed at the conception of autonomy and participation. With the data, it was analyzed if the concepts, autonomy and participation, are present in the process of elaboration of the PPP and what that means for the subjects inserted in that institution. The analysis of the PPP of the School and the bibliographical research, made possible the process of knowledge and understanding of the reality of this institution and with that, it was possible to confirm that there is still a need to progress in the construction of participation and autonomy. The School PPP includes the principles of democratic management, however, according to the analysis of the data, it was verified that not all the subjects surveyed agree that the process of elaboration of this document counted on the participation and the collective involvement. Therefore, it is inferred that, the PPP is a document of relevance to the School and its construction process needs to stand out by the collective, according to the concept of democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPedagogical political projecteng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Venina Palmapor
dc.title.alternativeThe democratic management and the Pedagogical Politic Project (PPP) of the Venina Palma State Schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância da gestão democrática no processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma, situada no município de Palmeira das Missões/RS. Inicialmente, parte-se do entendimento de que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento norteador da Escola e o seu processo de elaboração envolve a participação de professores (as), funcionários (as), estudantes, pais e ou responsáveis; enfim, a comunidade escolar, conforme os pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96). Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de campo, mediante a aplicação de questionário aos professores dessa Escola, constando questões objetivas e subjetivas, com abordagens voltadas à concepção de autonomia e participação. Com isso, analisou-se se os conceitos, autonomia e participação, se fazem presentes no processo de elaboração do PPP e o que isso significa para os sujeitos inseridos nessa instituição. A análise do PPP da Escola e pela pesquisa bibliográfica, viabilizou-se o processo de conhecimento e entendimento da realidade dessa instituição e com isso, foi possível constatar que ainda há necessidade de se avançar na construção da participação e da autonomia. No PPP da Escola constam os princípios da gestão democrática, no entanto, conforme a análise dos dados constatou-se que nem todos os sujeitos pesquisados concordam que o processo de elaboração desse documento contou com a participação e o envolvimento coletivo. Portanto, infere-se que, o PPP é um documento de relevância para a Escola e seu processo de construção necessita primar pelo coletivo, de acordo com a concepção de gestão democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto