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dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorRamos, Cleonice Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-28T14:59:35Z
dc.date.available2018-09-28T14:59:35Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14425
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.titleA importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico como recursos pedagógico, para despertar interesse e para fixar aprendizagem, desenvolvendo também atitudes e habilidades. A metodologia empregada foi embasada por estudos teóricos referentes ao tema. O trabalho trata concepção de alfabetização com vistas ao desenvolvimento pleno da criança e participação como cidadão no mundo letrado em que se vive. Entende-se através deste estudo que as formas tradicionais de alfabetização inicial se constituem em um método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos, mas muitos desses professores não estão capacitados para compreender algumas dificuldades que a criança com déficit cognitivo, assim como as sem nenhuma necessidade educacional especial enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e da escrita. Assim como compreender melhor o déficit cognitivo, caracterizando-o nos seus aspectos mais relevantes e, por fim destacando a importância do lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com ou sem déficit cognitivo. Não há conteúdos que não possam ser aprendidos através de brincadeiras, desde que essas atividades tenham sempre objetivos didáticos pedagógicos que visem propiciar o desenvolvimento integral da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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