dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Ramos, Cleonice Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T14:59:35Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T14:59:35Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14425 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.title | A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na
Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos
professores que atuam nesta área empregarem o lúdico como recursos pedagógico,
para despertar interesse e para fixar aprendizagem, desenvolvendo também atitudes
e habilidades. A metodologia empregada foi embasada por estudos teóricos
referentes ao tema. O trabalho trata concepção de alfabetização com vistas ao
desenvolvimento pleno da criança e participação como cidadão no mundo letrado
em que se vive. Entende-se através deste estudo que as formas tradicionais de
alfabetização inicial se constituem em um método no qual o professor transmite seus
conhecimentos aos seus alunos, mas muitos desses professores não estão
capacitados para compreender algumas dificuldades que a criança com déficit
cognitivo, assim como as sem nenhuma necessidade educacional especial enfrenta
antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e da escrita. Assim como
compreender melhor o déficit cognitivo, caracterizando-o nos seus aspectos mais
relevantes e, por fim destacando a importância do lúdico como recurso pedagógico
no processo de alfabetização de crianças com ou sem déficit cognitivo. Não há
conteúdos que não possam ser aprendidos através de brincadeiras, desde que
essas atividades tenham sempre objetivos didáticos pedagógicos que visem
propiciar o desenvolvimento integral da criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |