dc.contributor.advisor | Souza, Carmen Rosane Segatto e | |
dc.creator | Rodrigues, Luciana Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T15:46:29Z | |
dc.date.available | 2018-10-01T15:46:29Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14437 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.title | O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar
para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas,
buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos e
históricos, que envolve todo o processo no jogo simbólico. Optou-se por uma
pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que discorrem sobre o assunto
tais como: a Wajskop (1999), Vasconcellos (1995); Vygostsky (1998); entre
outros. O estudo das representações simbólicas do brinquedo é relevante para
que se possa refletir sobre o fazer educativo, em quaisquer instâncias, como
família e escola O jogar é essencial para que a criança manifeste sua
criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. E somente
sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |