dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Rosa, Maisa Cibele Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T12:25:36Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T12:25:36Z | |
dc.date.issued | 2010-08-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14440 | |
dc.description | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.abstract | This work aims to contribute in the improvement and performance of the
environmental education for teachers of elementary Schools. A literature review was
performed and proposed to obtain a didactic tool, which was developed to be applied
in Schools where the environmental education is constantly worked. The literature
has pointed that the education is the principal key to change and propose new life’s
perspectives when we try to introduce new comportments using the environmental
education as reference. Therefore, a didactic material involving environmental
education was generated and can be applied and/or used with success in elementary
Schools from south of Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Proposta de prática pedagógica | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Formulation of didactic material | eng |
dc.title | Uma proposta de atividades práticas em educação ambiental para o ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | A proposal of practical activities in environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo principal contribuir com o aprimoramento
e atuação em educação ambiental de professores do ensino fundamental. Através
da pesquisa de atividades práticas que propiciem a interação entre a dimensão
afetiva, cognitiva e motora, o estudo partiu da percepção de que muitos educadores
apresentam dificuldades em ter acesso à uma educação ambiental consistente, bem
como de encontrar referências pertinentes com características e prática da mesma.
As atividades propostas basearam-se numa análise crítica e sustentada na
experimentação, onde se objetivou sensibilizar as pessoas acerca das realidades
socioambientais do seu mundo. Para isso, se buscou lançar desafios e identificar
alternativas de soluções. A metodologia adotada foi a exploratória qualitativa. Esta
abordagem tem um caráter holístico, prospectivo e acentua a importância da
percepção das relações de interdependência dos sistemas de sustentação da vida,
sob uma ótica do Ambiente Total e da manutenção e elevação da qualidade da
Experiência Humana. Portanto, com esta pesquisa, uma proposta de atividades
práticas foi pensada e desenvolvida de modo que possibilite, de maneira prazerosa,
a disseminação de uma nova consciência e de atitudes com relação ao cuidado com
o planeta que se habita. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |