Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Marcelo Barcellos da
dc.creatorRosa, Maisa Cibele Pinto da
dc.date.accessioned2018-10-02T12:25:36Z
dc.date.available2018-10-02T12:25:36Z
dc.date.issued2010-08-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14440
dc.descriptionEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.abstractThis work aims to contribute in the improvement and performance of the environmental education for teachers of elementary Schools. A literature review was performed and proposed to obtain a didactic tool, which was developed to be applied in Schools where the environmental education is constantly worked. The literature has pointed that the education is the principal key to change and propose new life’s perspectives when we try to introduce new comportments using the environmental education as reference. Therefore, a didactic material involving environmental education was generated and can be applied and/or used with success in elementary Schools from south of Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectProposta de prática pedagógicapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectFormulation of didactic materialeng
dc.titleUma proposta de atividades práticas em educação ambiental para o ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeA proposal of practical activities in environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo principal contribuir com o aprimoramento e atuação em educação ambiental de professores do ensino fundamental. Através da pesquisa de atividades práticas que propiciem a interação entre a dimensão afetiva, cognitiva e motora, o estudo partiu da percepção de que muitos educadores apresentam dificuldades em ter acesso à uma educação ambiental consistente, bem como de encontrar referências pertinentes com características e prática da mesma. As atividades propostas basearam-se numa análise crítica e sustentada na experimentação, onde se objetivou sensibilizar as pessoas acerca das realidades socioambientais do seu mundo. Para isso, se buscou lançar desafios e identificar alternativas de soluções. A metodologia adotada foi a exploratória qualitativa. Esta abordagem tem um caráter holístico, prospectivo e acentua a importância da percepção das relações de interdependência dos sistemas de sustentação da vida, sob uma ótica do Ambiente Total e da manutenção e elevação da qualidade da Experiência Humana. Portanto, com esta pesquisa, uma proposta de atividades práticas foi pensada e desenvolvida de modo que possibilite, de maneira prazerosa, a disseminação de uma nova consciência e de atitudes com relação ao cuidado com o planeta que se habita.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto