dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Roessler, Nádia Franciéli | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T13:28:29Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T13:28:29Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14444 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The aim of this monographic study was to investigate the play in training and work
experience in early childhood education teachers in the municipality of Tio Hugo /
RS. With a qualitative approach, the research has been characterized as a case
study. The data was collected through questionnaires answered by five teachers who
work in early childhood education and also the secretary of education in the city, and
for data analysis, we used the technique of content analysis. The theoretical
assumptions used in the research are in the field of school management
(FERREIRA, 2008; FORTUNA, 2002; LÜCK, 2000) and early childhood education
(FREUD, 1969; VIGOTSKY, 1989; PIAGET, 1978; WASSERMANN, 1990;
WINNICOT, 1985). With the study found that teachers are in constant training and
they enters the playfulness in their teaching practices. Moreover, we noticed the
importance of play in child development and the practical relevance of the teacher as
manager of the teaching in the classroom. In the context, the discussion of the
training of professionals responsible for this stage of education is of paramount
importance because this must be a challenging, so that children can develop fully,
through varied and enjoyable activities involving students and motivate them to learn.
Finally, it is essential that the teacher manager organize their work in the classroom,
producing knowledge alongside the students, using the playful in their pedagogical
practice and knowing his contributions to child development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.title | A importância do brincar no contexto da educação infantil: desafio para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The importance of play in the context of early childhood education: a challenge for school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse estudo monográfico foi investigar o brincar na formação e prática
profissional de professores da educação infantil do município de Tio Hugo/RS. Com
uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso. A
coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por cinco professores
que atuam na educação infantil e também pela secretária de educação do município,
sendo que para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de
conteúdo. Os pressupostos teóricos utilizados na pesquisa encontram-se no campo
da gestão escolar (FERREIRA, 2008; FORTUNA, 2002; LÜCK, 2000) e da educação
infantil (FREUD, 1969; VYGOTSKY, 1989; PIAGET, 1978; WASSERMANN, 1990;
WINNICOT, 1985), dentre outros. Com o estudo constatou-se que os professores
estão em constante formação e que inserem o brincar em suas práticas
pedagógicas. Além disso, evidenciou-se a importância do brincar no
desenvolvimento infantil, bem como a relevância da prática do professor como
gestor do pedagógico no cotidiano escolar. Nesse contexto, a discussão da
formação dos profissionais responsáveis por essa etapa da educação básica é de
fundamental importância, pois este deve ser um desafiador, para que as crianças
possam desenvolver-se integralmente, através de atividades diversificadas e
prazerosas, que envolvam o aluno e os motive a aprender. Por fim, considera-se
fundamental que o professor gestor organize seu trabalho em sala de aula,
produzindo conhecimento ao lado dos estudantes, utilizando o brincar em sua
prática pedagógica e conhecendo suas contribuições no desenvolvimento infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |