Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorRoessler, Nádia Franciéli
dc.date.accessioned2018-10-02T13:28:29Z
dc.date.available2018-10-02T13:28:29Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14444
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe aim of this monographic study was to investigate the play in training and work experience in early childhood education teachers in the municipality of Tio Hugo / RS. With a qualitative approach, the research has been characterized as a case study. The data was collected through questionnaires answered by five teachers who work in early childhood education and also the secretary of education in the city, and for data analysis, we used the technique of content analysis. The theoretical assumptions used in the research are in the field of school management (FERREIRA, 2008; FORTUNA, 2002; LÜCK, 2000) and early childhood education (FREUD, 1969; VIGOTSKY, 1989; PIAGET, 1978; WASSERMANN, 1990; WINNICOT, 1985). With the study found that teachers are in constant training and they enters the playfulness in their teaching practices. Moreover, we noticed the importance of play in child development and the practical relevance of the teacher as manager of the teaching in the classroom. In the context, the discussion of the training of professionals responsible for this stage of education is of paramount importance because this must be a challenging, so that children can develop fully, through varied and enjoyable activities involving students and motivate them to learn. Finally, it is essential that the teacher manager organize their work in the classroom, producing knowledge alongside the students, using the playful in their pedagogical practice and knowing his contributions to child development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.titleA importância do brincar no contexto da educação infantil: desafio para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe importance of play in the context of early childhood education: a challenge for school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo desse estudo monográfico foi investigar o brincar na formação e prática profissional de professores da educação infantil do município de Tio Hugo/RS. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por cinco professores que atuam na educação infantil e também pela secretária de educação do município, sendo que para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de conteúdo. Os pressupostos teóricos utilizados na pesquisa encontram-se no campo da gestão escolar (FERREIRA, 2008; FORTUNA, 2002; LÜCK, 2000) e da educação infantil (FREUD, 1969; VYGOTSKY, 1989; PIAGET, 1978; WASSERMANN, 1990; WINNICOT, 1985), dentre outros. Com o estudo constatou-se que os professores estão em constante formação e que inserem o brincar em suas práticas pedagógicas. Além disso, evidenciou-se a importância do brincar no desenvolvimento infantil, bem como a relevância da prática do professor como gestor do pedagógico no cotidiano escolar. Nesse contexto, a discussão da formação dos profissionais responsáveis por essa etapa da educação básica é de fundamental importância, pois este deve ser um desafiador, para que as crianças possam desenvolver-se integralmente, através de atividades diversificadas e prazerosas, que envolvam o aluno e os motive a aprender. Por fim, considera-se fundamental que o professor gestor organize seu trabalho em sala de aula, produzindo conhecimento ao lado dos estudantes, utilizando o brincar em sua prática pedagógica e conhecendo suas contribuições no desenvolvimento infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto