dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Rodrigues, Ariadne Feitosa | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T14:04:19Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T14:04:19Z | |
dc.date.issued | 2010-12-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14445 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Education for Youth and Adults (EJA) is a mode of education, with the aim of
developing primary and secondary school quality, for people who do not have school
age and had no chance, and therefore needs a different view of society. In this sense
it is important to rethink the EJA, this work could see him under the eye of school
manager, how this specialist may be acting in inclusive education. This study aimed
to look through a field research, with the managers, identify problems, strategies and
the contributions they perchance may develop for the Education for Youth and Adults
(EJA) to fulfill their social role. With this work can be seen that several problems are
presented by managers in adult education and the causes of the problems
encountered are concurrent and not exclusive, we can also achieve visualize the
actions being taken by managers to try to resolve the problems of EJA. Data from
this research show how important it is to appreciate the school manager, more
specifically, those working with adult education. One of the main problems identified
in the research and needs to be attacked in front is truancy, which often is ignored by
the EJA has become common over the years. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Youth and adults | eng |
dc.subject | Manager | eng |
dc.subject | Truancy | eng |
dc.title | Gestão educacional na educação de jovens e adultos: um estudo de caso nas escolas públicas da região sul de Palmas - TO | por |
dc.title.alternative | Management education in the education of young adults: a case study in public schools of the southern region of Palmas - TO | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, com o
objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as
pessoas que não possuem idade escolar e não tiveram oportunidade, e por isso
precisam de um olhar diferenciado da sociedade. Neste sentido é importante
repensar a EJA, neste trabalho podemos vê-lo sob o olhar do gestor escolar, de
como este especialista pode estar agindo em uma educação inclusiva. O presente
trabalho objetivou buscar através de uma pesquisa de campo, junto aos gestores,
identificar os problemas, as estratégias e as contribuições que estes por ventura
possam desenvolver para que a Educação para Jovens e Adultos (EJA) cumpra seu
papel social. Com esse trabalho pode-se perceber que diversos são os problemas
apresentados pelos gestores na EJA e que as causas dos problemas encontrados
são concorrentes e não exclusivos, podemos também conseguir visualisar as ações
que estão sendo realizadas pelos gestores a fim de tentar dirimir os problemas da
EJA. Os dados obtidos nesta pesquisa apontam como é importante se valorizar o
gestor escolar, mais especificamente, aqueles trabalham com a EJA. Um dos
principais problemas identificados na pesquisa e que precisa ser atacado de frente é
a evasão escolar, que por muitas vezes é ignorada na EJA por ter se tornado
comum com o passar dos anos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |