Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorRodrigues, Ariadne Feitosa
dc.date.accessioned2018-10-02T14:04:19Z
dc.date.available2018-10-02T14:04:19Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14445
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEducation for Youth and Adults (EJA) is a mode of education, with the aim of developing primary and secondary school quality, for people who do not have school age and had no chance, and therefore needs a different view of society. In this sense it is important to rethink the EJA, this work could see him under the eye of school manager, how this specialist may be acting in inclusive education. This study aimed to look through a field research, with the managers, identify problems, strategies and the contributions they perchance may develop for the Education for Youth and Adults (EJA) to fulfill their social role. With this work can be seen that several problems are presented by managers in adult education and the causes of the problems encountered are concurrent and not exclusive, we can also achieve visualize the actions being taken by managers to try to resolve the problems of EJA. Data from this research show how important it is to appreciate the school manager, more specifically, those working with adult education. One of the main problems identified in the research and needs to be attacked in front is truancy, which often is ignored by the EJA has become common over the years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGestorpor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectYouth and adultseng
dc.subjectManagereng
dc.subjectTruancyeng
dc.titleGestão educacional na educação de jovens e adultos: um estudo de caso nas escolas públicas da região sul de Palmas - TOpor
dc.title.alternativeManagement education in the education of young adults: a case study in public schools of the southern region of Palmas - TOeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e não tiveram oportunidade, e por isso precisam de um olhar diferenciado da sociedade. Neste sentido é importante repensar a EJA, neste trabalho podemos vê-lo sob o olhar do gestor escolar, de como este especialista pode estar agindo em uma educação inclusiva. O presente trabalho objetivou buscar através de uma pesquisa de campo, junto aos gestores, identificar os problemas, as estratégias e as contribuições que estes por ventura possam desenvolver para que a Educação para Jovens e Adultos (EJA) cumpra seu papel social. Com esse trabalho pode-se perceber que diversos são os problemas apresentados pelos gestores na EJA e que as causas dos problemas encontrados são concorrentes e não exclusivos, podemos também conseguir visualisar as ações que estão sendo realizadas pelos gestores a fim de tentar dirimir os problemas da EJA. Os dados obtidos nesta pesquisa apontam como é importante se valorizar o gestor escolar, mais especificamente, aqueles trabalham com a EJA. Um dos principais problemas identificados na pesquisa e que precisa ser atacado de frente é a evasão escolar, que por muitas vezes é ignorada na EJA por ter se tornado comum com o passar dos anos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto