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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorRodrigues, Eliane de Oliveira
dc.date.accessioned2018-10-02T14:28:58Z
dc.date.available2018-10-02T14:28:58Z
dc.date.issued2010-12-13
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14446
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work searches on the democratic management some possibilities for understanding of the struggle for recognition of deaf education. The management of schools, after than the return to democracy in Brazil and its 1988 Constitution, has been changed its principles of school administration for the democratic management. With these changes of public policy for special education inclusive perspective, there are many deaf‟s struggles to maintain the deaf schools in full operation. In front of this context the problem of survey questions, from the Teaching for the Deaf State School of Special Education Dr. Reinaldo Fernando Coser‟s Experimental Project, the contribution of democratic governance for the recognition of deaf community. Shortly, try to look like a democratic enables the social recognition of otherness deaf and observe the conflicts inherent in the process of inclusive education, referenced in the National Special Education, as well as its viability with the practices of everyday education and, finally, identify the process of democratic management in this teaching. Leaned on the methodological approach of philosophical hermeneutics to thus, interpret and understand how concepts of democratic management and differences are understood by this course of teaching. Among the reflections that did present evidence that the deaf school in Santa Maria, having already emerged in a context of democratic management, seems to overcome some early closing of your culture from the commitments of its management in democratic perspective. The democratic management appears as the medium, necessary, of school for the deaf community in interaction with the listener, and thus allows a new reinterpreted possibility for understanding the struggle for recognition of deaf education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectLuta por reconhecimentopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectStruggle for recognitioneng
dc.titleGestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdospor
dc.title.alternativeManagement's democratic and struggle for recognition of education of the deafeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho busca na gestão democrática algumas possibilidades para o entendimento da luta por reconhecimento da educação de surdos. A gestão das escolas, com a redemocratização brasileira e sua Constituição de 1988, alterou-se de princípios de administração escolar à gestão democrática. Com a mudança de políticas públicas da educação especial para a perspectiva inclusiva, muitas são as lutas dos surdos para manter a escolas de surdos em pleno funcionamento. Diante deste contexto o problema de pesquisa questiona, partir do Projeto Experimental do Magistério para Surdos da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, a contribuição da gestão democrática para o reconhecimento da comunidade surda. Em largos traços, busca-se analisar como a gestão democrática possibilita o reconhecimento social da alteridade surda; observar os conflitos inerentes ao processo de educação inclusiva, referenciada na Política Nacional de Educação Especial, bem como sua viabilidade junto às práticas do cotidiano educacional; e, finalmente, identificar o processo de gestão democrática neste magistério. Apoiou-se na abordagem metodológica da hermenêutica filosófica, para assim, interpretar e compreender como os conceitos de gestão democrática e diferença são entendidos por este curso de magistério. Entre as reflexões que se fizeram presentes evidenciaram-se que a escola de surdos de Santa Maria, por já ter emergido num contexto de gestão democrática, parece superar alguns princípios de fechamento de sua cultura a partir dos compromissos assumidos de sua gestão na perspectiva democrática. A gestão democrática aparece como o médium necessário da escola de surdos em interação com a comunidade ouvinte e, permite assim, uma nova possibilidade para o entendimento reinterpretado da luta por reconhecimento da educação de surdos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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