dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Rezende, Cristhyan Vanzetto Neto | |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T15:16:04Z | |
dc.date.available | 2018-10-02T15:16:04Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14448 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Writing about participatory school management is a reference to modernize the
management of public schools, which since the return to democracy is developing in
the Brazilian educational system. Traditionally schools were managed in a
centralized manner in which the director had all the decisionmaking
powers, but has
established itself in the educational society a meaningful discussion, which aims to
transform the school management so that it is democratic and participatory, giving
opportunities to all school staff, the student body and community to the destinations
of school and take part in decision making. This monograph is a discussion about the
changes that have occurred and are occurring in school management. The
theoretical discussion is grounded in authors like José Carlos Libâneo, Dinair da
Hora, Luiz Fernandes Dourado, Hamilton Werneck, Vitor Henrique Paro and other.
To complement the speech, we also used the laws dealing with school education,
especially the LDB 9394/96. The paper shows the characteristics of a democratic
participatory management, contrasting it with the traditional administrations,
commonly labeled by authoritarian. The main objective is to establish a discussion on
school management, producing a tool for analysis and research for educators who
are concerned with the modernization of education, especially when it comes to
managing them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Equipe escolar | por |
dc.subject | LDB 9394/96 | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | Gestão participativa da escola pública | por |
dc.title.alternative | Participatory management of public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Escrever sobre gestão escolar participativa é fazer referência à modernização da
gestão da escola pública, que desde o retorno à democracia vem se desenvolvendo
no sistema educacional brasileiro. Tradicionalmente as escolas eram geridas de
forma centralizada em que o diretor detinha todos os poderes decisórios, mas
estabeleceuse
nos meios educacionais da sociedade uma significativa discussão,
que almeja transformar a gestão escolar para que esta seja democrática e
participativa, oportunizando a toda equipe escolar, ao corpo discente e à
comunidade a participarem dos destinos da escola e a tomarem parte no processo
decisório. Esta monografia é uma discussão sobre as transformações ocorridas e
que ainda estão ocorrendo na gestão escolar. A discussão teórica está
fundamentada em autores como José Carlos Libâneo, Dinair da Hora, Luiz
Fernandes Dourado, Hamilton Werneck, Vitor Henrique Paro e outros. Para
complementar o discurso, utilizouse
também as leis que tratam da Educação
Escolar, principalmente da LDB 9394/96. A monografia mostra as características de
uma gestão democrática participativa, contrapondoa
com as gestões tradicionais,
comumente rotuladas por gestão autoritária. O objetivo principal é estabelecer uma
discussão sobre a gestão escolar, produzindo um instrumento de análise e pesquisa
para os educadores que se preocupam com a modernização da educação,
principalmente quando se trata de gerenciálas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |