Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorRezende, Cristhyan Vanzetto Neto
dc.date.accessioned2018-10-02T15:16:04Z
dc.date.available2018-10-02T15:16:04Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14448
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractWriting about participatory school management is a reference to modernize the management of public schools, which since the return to democracy is developing in the Brazilian educational system. Traditionally schools were managed in a centralized manner in which the director had all the decisionmaking powers, but has established itself in the educational society a meaningful discussion, which aims to transform the school management so that it is democratic and participatory, giving opportunities to all school staff, the student body and community to the destinations of school and take part in decision making. This monograph is a discussion about the changes that have occurred and are occurring in school management. The theoretical discussion is grounded in authors like José Carlos Libâneo, Dinair da Hora, Luiz Fernandes Dourado, Hamilton Werneck, Vitor Henrique Paro and other. To complement the speech, we also used the laws dealing with school education, especially the LDB 9394/96. The paper shows the characteristics of a democratic participatory management, contrasting it with the traditional administrations, commonly labeled by authoritarian. The main objective is to establish a discussion on school management, producing a tool for analysis and research for educators who are concerned with the modernization of education, especially when it comes to managing them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectEquipe escolarpor
dc.subjectLDB 9394/96por
dc.subjectQualidadepor
dc.titleGestão participativa da escola públicapor
dc.title.alternativeParticipatory management of public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEscrever sobre gestão escolar participativa é fazer referência à modernização da gestão da escola pública, que desde o retorno à democracia vem se desenvolvendo no sistema educacional brasileiro. Tradicionalmente as escolas eram geridas de forma centralizada em que o diretor detinha todos os poderes decisórios, mas estabeleceuse nos meios educacionais da sociedade uma significativa discussão, que almeja transformar a gestão escolar para que esta seja democrática e participativa, oportunizando a toda equipe escolar, ao corpo discente e à comunidade a participarem dos destinos da escola e a tomarem parte no processo decisório. Esta monografia é uma discussão sobre as transformações ocorridas e que ainda estão ocorrendo na gestão escolar. A discussão teórica está fundamentada em autores como José Carlos Libâneo, Dinair da Hora, Luiz Fernandes Dourado, Hamilton Werneck, Vitor Henrique Paro e outros. Para complementar o discurso, utilizouse também as leis que tratam da Educação Escolar, principalmente da LDB 9394/96. A monografia mostra as características de uma gestão democrática participativa, contrapondoa com as gestões tradicionais, comumente rotuladas por gestão autoritária. O objetivo principal é estabelecer uma discussão sobre a gestão escolar, produzindo um instrumento de análise e pesquisa para os educadores que se preocupam com a modernização da educação, principalmente quando se trata de gerenciálas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto