Contribuições da gestão democrática para a (s) infância (s)
Resumo
Este trabalho de pesquisa traz a abordagem de alguns dos diferentes olhares acerca
da infância nas sociedades tradicional, industrial e contemporânea. Considera-se
neste estudo que as concepções de infância estão em constante transformação, e
que na contemporaneidade a criança, o ator social da categoria geracional infância
tem uma compreensão própria do mundo e das coisas. A criança produz, reproduz e
transforma a sociedade através da sua cultura, portanto ela deve ser considerada
um ser humano em potencial. A pesquisa aponta caminhos para que de fato a
criança possa ser respeitada e valorizada pela sua própria maneira de conceber,
pensar e expressar-se. A gestão democrática efetiva da escola através da
autonomia, da participação e da responsabilização de todos é elemento
preponderante para que isso se viabilize. Busca-se assim, a construção de uma
nova cultura de participação nas escolas a partir da infância no sentido de que a
experiência de democratização da escola se amplie e estenda-se aos diferentes
espaços de relações de poder existentes na sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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