dc.contributor.advisor | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.creator | Riva, Glaciara | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T13:10:36Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T13:10:36Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14451 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The adult and youth education is one method of teaching wich has much to
contribute to the social development of our country. For this, it must be widely
disseminated and respected by their peculiarities. Nurture students who participate,
to have more chances in the competitive labor market, and become subject really
active and participative in the society in which they live. For the valorization of
effective education for young people and adults in a general context, we need public
policies will be expanded, but, especially, schools and educators satisfy their roles.
From this perspective, we highlight the importance of ensuring access to and
retention of students in school, from the School Rules and the Political Pedagogical
Project aimed at the construction of knowledge with appropriate curriculum, while
respecting the reality and looking for the social interaction and construction of
citizenship. The monograph is organized into chapters, originally presented to the
introduction and after the review of literature. In this, a approach a short account of
the history of adult and youth education in Brazil, highlighting the legislation,
practices and reflections on the process, the pedagogy used and a critical analysis of
the Rules and Projects School of Educational Policy of the City that meet this
modality’. In this way, we can see that in the schools examined, there is a real
concern for the provision of adult and youth education with quality, respecting the basic principles of it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Processo pedagógico | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogical process | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Adults | eng |
dc.subject | Educator | eng |
dc.title | Educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | Youth and adults education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que muito tem a
contribuir para o desenvolvimento social do nosso país. Para tanto, ela precisa ser
amplamente disseminada e respeitada pelas suas particularidades. Oportunizando
os educandos que dela participem, a disporem de mais chances no concorrido
mercado de trabalho, além de se tornarem sujeitos realmente participativos e
atuantes na sociedade em que vivem. Para a valorização efetiva da educação de
jovens e adultos num contexto geral, é preciso que as políticas públicas sejam
ampliadas, mas que, principalmente, as escolas e os educadores cumpram seus
papéis. Nessa perspectiva, podemos destacar, a importância da garantia ao acesso
e permanência do educando na escola, partindo do Regimento Escolar e do Projeto
Político-Pedagógico que visem a construção do conhecimento com adequação
curricular, respeitando a sua realidade e buscando a interação social e a construção
da cidadania. A monografia está organizada em capítulos, inicialmente apresenta-se
a introdução e após a revisão de literatura. Nesta, aborda-se um breve relato da
história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, destacando a legislação, as
práticas e reflexões em relação ao processo, a pedagogia utilizada e uma análise
crítica dos Regimentos e Projetos Político-Pedagógicos das Escolas do Município
que atendem a modalidade. Nesse sentido, pode-se perceber que, nas escolas
analisadas, existe uma preocupação real para a oferta de Educação de Jovens e
Adultos com qualidade, respeitando os princípios básicos da mesma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |