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dc.contributor.advisorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.creatorRiva, Glaciara
dc.date.accessioned2018-10-04T13:10:36Z
dc.date.available2018-10-04T13:10:36Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14451
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe adult and youth education is one method of teaching wich has much to contribute to the social development of our country. For this, it must be widely disseminated and respected by their peculiarities. Nurture students who participate, to have more chances in the competitive labor market, and become subject really active and participative in the society in which they live. For the valorization of effective education for young people and adults in a general context, we need public policies will be expanded, but, especially, schools and educators satisfy their roles. From this perspective, we highlight the importance of ensuring access to and retention of students in school, from the School Rules and the Political Pedagogical Project aimed at the construction of knowledge with appropriate curriculum, while respecting the reality and looking for the social interaction and construction of citizenship. The monograph is organized into chapters, originally presented to the introduction and after the review of literature. In this, a approach a short account of the history of adult and youth education in Brazil, highlighting the legislation, practices and reflections on the process, the pedagogy used and a critical analysis of the Rules and Projects School of Educational Policy of the City that meet this modality’. In this way, we can see that in the schools examined, there is a real concern for the provision of adult and youth education with quality, respecting the basic principles of it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProcesso pedagógicopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical processeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectAdultseng
dc.subjectEducatoreng
dc.titleEducação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeYouth and adults educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que muito tem a contribuir para o desenvolvimento social do nosso país. Para tanto, ela precisa ser amplamente disseminada e respeitada pelas suas particularidades. Oportunizando os educandos que dela participem, a disporem de mais chances no concorrido mercado de trabalho, além de se tornarem sujeitos realmente participativos e atuantes na sociedade em que vivem. Para a valorização efetiva da educação de jovens e adultos num contexto geral, é preciso que as políticas públicas sejam ampliadas, mas que, principalmente, as escolas e os educadores cumpram seus papéis. Nessa perspectiva, podemos destacar, a importância da garantia ao acesso e permanência do educando na escola, partindo do Regimento Escolar e do Projeto Político-Pedagógico que visem a construção do conhecimento com adequação curricular, respeitando a sua realidade e buscando a interação social e a construção da cidadania. A monografia está organizada em capítulos, inicialmente apresenta-se a introdução e após a revisão de literatura. Nesta, aborda-se um breve relato da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, destacando a legislação, as práticas e reflexões em relação ao processo, a pedagogia utilizada e uma análise crítica dos Regimentos e Projetos Político-Pedagógicos das Escolas do Município que atendem a modalidade. Nesse sentido, pode-se perceber que, nas escolas analisadas, existe uma preocupação real para a oferta de Educação de Jovens e Adultos com qualidade, respeitando os princípios básicos da mesma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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