Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorRossi, Francine de Bem
dc.date.accessioned2018-10-04T14:52:45Z
dc.date.available2018-10-04T14:52:45Z
dc.date.issued2010-03-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14454
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study is connected with the research line Management of the School Organization of Education Management Degree, of Education Center, UFSM. With this research, was sought to understand the student’s Pedagogy Degree concepts, about the Educational Management. The main authors that guided the research were Libâneo (2005), Ferreira (2003), Lück (2006, 2007, 2008), Alarcón (2001), Marcelo García (1999), Woodward (1998, 2008), Mizukami (2002), Bolzan (2002, 2007), Bolzan and Isaia (2005), and any others. This was a qualitative research and the reflective interview was the research tool, led by semi-structured interviews, while the data are produced by the interaction of the research subject and the researcher. Was used the document analysis technique to describe the student’s discourse. The speeches was organized in some categories, believing they do not constitute a static process to analyze the recurrences that appear in the statements. Thus, four dimensions emerged: Educational Management, Public Policy, Management Functions and Early Stage Formation – experiences with the disciplines related to the subject of management. Through the produced data, it was revealed that there are confusions and contradictions in the student’s statements when they talk about the administration and management paradigms. In many cases, there isn’t a consistent knowledge about it, because it was verified that the characteristics and actions of these two paradigms are not clear to them. Besides, the disciplines inefficiency on some topics is also perceived in the statements that express contradictions, and when they perceive non existence opinion about the topics. Therefore, we conclude that there is a need to reorganize the formation process. However, this is not a reality to the undergraduate level only, but also to the postgraduate course. We believe that the researches should focus on the teaching job to improve the professionals quality and contribute to the formation process in this area. After all, is essential to look for new methodologies and other approaches to the management issue, in the search for new ways and meaningful learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectKnowledge constructioneng
dc.subjectEducation managementandeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.titleA construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSMpor
dc.title.alternativeConstruction of knowledge on the subject of management education: a study with academic course of pedagogy of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, UFSM, em relação à temática da Gestão Educacional. Diante deste objetivo, este estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo. Em função da temática, a entrevista reflexiva foi o instrumento de pesquisa utilizado, através de entrevistas semi-estruturadas, ao passo que os dados são produzidos, na interação do sujeito da pesquisa com o pesquisador. Neste sentido, a análise documental também se fez presente, ao passo que contribui para a análise das falas das acadêmicas. Os principais autores que balizaram a pesquisa foram Libâneo (2005), Ferreira (2003), Lück (2006, 2007, 2008), Alarcão (2001), Marcelo García (1999), Rossato (1998, 2008), Mizukami (2002), Bolzan (2002, 2006, 2007), Bolzan e Isaia (2005), Chizzotti (2006), Bauer e Gaskell (2002), entre outros. Diante disso, a organização das falas foram produzidas através de dimensões categoriais, pois acredita-se que a análise das narrativas não pode enquadrar, fechando de forma estática as recorrências que aparecem nas narrativas colhidas. Sendo assim, quatro dimensões categoriais emergiram, sendo elas, gestão educacional, políticas públicas, funções na gestão e formação inicial. Sob esta óptica, através dos dados produzidos, foi possível perceber que há confusões e contradições nas falas das acadêmicas entre os paradigmas de administração e gestão. Também evidencia-se que, em muitos casos, há falta de apropriação dos conteúdos, uma vez que não há clareza das características e ações destes dois paradigmas. Ainda, a ineficiência das disciplinas diante de alguns temas é, além de percebido nas narrativas que expressam contradições, é percebido também pelas próprias colaboradoras, quando percebem a ausência de concepção sobre a temática. Diante desta realidade, é possível pensar que há a necessidade de redimensionar a formação, através do constante repensar esta formação, pois a partir da importância da temática da gestão, profissionais bem capacitados se torna imprescindível para o desenvolvimento das atividades escolares. Assim, as dúvidas, inseguranças e contradições em relação ao tema apresentado nas narrativas é um caminho para repensar a formação docente sobre gestão educacional e seus objetivos. Ainda assim, metodologias e novas formas de abordar os conteúdos referentes a este tema se fazem necessário na busca de novos rumos e de aprendizagens mais significativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto