dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Rossi, Francine de Bem | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T14:52:45Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T14:52:45Z | |
dc.date.issued | 2010-03-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14454 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study is connected with the research line Management of the School Organization of
Education Management Degree, of Education Center, UFSM. With this research, was sought
to understand the student’s Pedagogy Degree concepts, about the Educational Management.
The main authors that guided the research were Libâneo (2005), Ferreira (2003), Lück (2006,
2007, 2008), Alarcón (2001), Marcelo García (1999), Woodward (1998, 2008), Mizukami
(2002), Bolzan (2002, 2007), Bolzan and Isaia (2005), and any others. This was a qualitative
research and the reflective interview was the research tool, led by semi-structured interviews,
while the data are produced by the interaction of the research subject and the researcher. Was
used the document analysis technique to describe the student’s discourse. The speeches was
organized in some categories, believing they do not constitute a static process to analyze the
recurrences that appear in the statements. Thus, four dimensions emerged: Educational
Management, Public Policy, Management Functions and Early Stage Formation – experiences
with the disciplines related to the subject of management. Through the produced data, it was
revealed that there are confusions and contradictions in the student’s statements when they
talk about the administration and management paradigms. In many cases, there isn’t a
consistent knowledge about it, because it was verified that the characteristics and actions of
these two paradigms are not clear to them. Besides, the disciplines inefficiency on some
topics is also perceived in the statements that express contradictions, and when they perceive
non existence opinion about the topics. Therefore, we conclude that there is a need to
reorganize the formation process. However, this is not a reality to the undergraduate level
only, but also to the postgraduate course. We believe that the researches should focus on the
teaching job to improve the professionals quality and contribute to the formation process in
this area. After all, is essential to look for new methodologies and other approaches to the
management issue, in the search for new ways and meaningful learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Knowledge construction | eng |
dc.subject | Education managementand | eng |
dc.subject | Teacher formation | eng |
dc.title | A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM | por |
dc.title.alternative | Construction of knowledge on the subject of management education: a study with academic course of pedagogy of UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em
Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender
as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, UFSM, em relação à temática da
Gestão Educacional. Diante deste objetivo, este estudo se caracterizou por uma pesquisa de
cunho qualitativo. Em função da temática, a entrevista reflexiva foi o instrumento de pesquisa
utilizado, através de entrevistas semi-estruturadas, ao passo que os dados são produzidos, na
interação do sujeito da pesquisa com o pesquisador. Neste sentido, a análise documental
também se fez presente, ao passo que contribui para a análise das falas das acadêmicas. Os
principais autores que balizaram a pesquisa foram Libâneo (2005), Ferreira (2003), Lück
(2006, 2007, 2008), Alarcão (2001), Marcelo García (1999), Rossato (1998, 2008), Mizukami
(2002), Bolzan (2002, 2006, 2007), Bolzan e Isaia (2005), Chizzotti (2006), Bauer e Gaskell
(2002), entre outros. Diante disso, a organização das falas foram produzidas através de
dimensões categoriais, pois acredita-se que a análise das narrativas não pode enquadrar,
fechando de forma estática as recorrências que aparecem nas narrativas colhidas. Sendo
assim, quatro dimensões categoriais emergiram, sendo elas, gestão educacional, políticas
públicas, funções na gestão e formação inicial. Sob esta óptica, através dos dados
produzidos, foi possível perceber que há confusões e contradições nas falas das acadêmicas
entre os paradigmas de administração e gestão. Também evidencia-se que, em muitos casos,
há falta de apropriação dos conteúdos, uma vez que não há clareza das características e ações
destes dois paradigmas. Ainda, a ineficiência das disciplinas diante de alguns temas é, além de
percebido nas narrativas que expressam contradições, é percebido também pelas próprias
colaboradoras, quando percebem a ausência de concepção sobre a temática. Diante desta
realidade, é possível pensar que há a necessidade de redimensionar a formação, através do
constante repensar esta formação, pois a partir da importância da temática da gestão,
profissionais bem capacitados se torna imprescindível para o desenvolvimento das atividades
escolares. Assim, as dúvidas, inseguranças e contradições em relação ao tema apresentado nas
narrativas é um caminho para repensar a formação docente sobre gestão educacional e seus
objetivos. Ainda assim, metodologias e novas formas de abordar os conteúdos referentes a
este tema se fazem necessário na busca de novos rumos e de aprendizagens mais
significativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |