dc.contributor.advisor | Flores, Maria Luiza Rodrigues | |
dc.creator | Rosa, Fabiane da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T15:48:27Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T15:48:27Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14456 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents the results of a survey conducted as a final of the Specialization
Course on Sensu Lato-Educational Management, Federal University of Santa Maria, and as
the locus Colégio Estadual Cônego Scherer in Guaíba at Rio Grande do Sul. The research
aimed to investigate, classify and analyze the contents of this School for indicators of
institutional assessment, including as sources for data collection: The Development Index of
Education - DIE, the School Census, the Evaluation System of Basic Education - ESBE, the
National Secondary Education Examination - NSEE and the System of Evaluation of
Educational Achievement of Rio Grande do Sul – SEEARS; and by tables qualitative
compared the performance of the College with the general indexes, the 5th and 8th s grades of
elementary school, and in the 1st and 3rd grade of high school, the rates of approval and
disapproval general in the disciplines of Mathematics and Portuguese according to the
database PROCERGS-ESCOLA. The research, supported on the reference of the qualitative
approach in Education, was descriptive, analyzing data from the educational reality of the
school investigated, from a case study (LÜDKE and ANDRÉ, 2008). For data analysis, were
detailed references in the field of educational management (LUCE and Medeiros, 2006;
FRIGOTTO, 2007), and federal and state government focused on the institutional school
evaluation (BRAZIL, 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006 ; SOUSA, 1995; PERONI, 2006;
SAVIANI, 2009). Analyses conducted at the School show that: the highest failure rates occur
in the first year of high school, the greater difficulty that students have are in the disciplines of
Mathematics and Portuguese; improvement of IDEB from 5th to 8th grades, which increased
from 3.5 to 4.2 points, and reducing the percentage of failure in the third grade of high school.
From the data analyzed, it is possible to observe that the school seeks to remedy their
deficiencies in the quality of education in the form of ongoing assessment tools, such as
teaching and learning, school climate, parental involvement and community in decision
making, management people, process management, infrastructure and analysis of results
performed by the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Políticas públicas de educação | por |
dc.subject | Avaliação institucional | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Institutional evaluation | eng |
dc.title | Avaliação institucional da educação: um estudo de caso no Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba/RS | por |
dc.title.alternative | Institutional evaluation of education: a case study in State College Conego Scherer, in Guaíba/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul/, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de
Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade
Federal de Santa Maria, tendo como locus o Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba
– RS. A pesquisa teve como objetivo investigar, sistematizar e analisar os índices desta
Escola, em relação aos indicadores de avaliação institucional, incluindo como fontes para a
coleta de dados: o Índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB, o CENSO ESCOLAR
(MEC/INEP), o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, o Exame Nacional do
Ensino Médio - ENEM e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do
Sul – SAERS; e através de tabelas quantitativas, comparou-se o desempenho do Colégio
com os índices gerais, nas 5ªs e 8ªs séries do Ensino Fundamental, e nas 1ªs e 3ªs séries do
Ensino Médio; os índices de aprovação e reprovação gerais nas disciplinas de Matemática e
Língua Portuguesa de acordo com o do banco de dados do PROCERGS-ESCOLA. A
pesquisa, sustentada nos referenciais da abordagem qualitativa em Educação, foi do tipo
descritiva, analisando dados da realidade educacional da Escola investigada, a partir de um
estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 2008). Para a análise dos dados, foram aprofundados
referenciais da área da gestão educacional (LUCE e MEDEIROS, 2006; FRIGOTTO, 2007);
e dos programas federais e estadual de governo voltados à avaliação escolar institucional
(BRASIL, 2007; RIO GRANDE DO SUL, 2006; SOUSA, 1995; PERONI, 2006; SAVIANI,
2009). As análises realizadas na Escola evidenciaram que os maiores índices de reprovação
ocorrem na 1a série do Ensino Médio; a maior dificuldade que os alunos possuem é nas
disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa; houve melhora do IDEB de 5a a 8a séries,
que passou de 3,5 para 4,2 pontos e houve redução do percentual de reprovação na 3a série
do Ensino Médio no período investigado. A partir dos dados analisados, é possível observar
que a Escola busca sanar suas deficiências na oferta de qualidade do ensino, utilizando-se
de instrumentos de avaliação constante, em relação ao ensino-aprendizagem; ao clima
escolar; à participação dos pais e da comunidade nas tomadas de decisão; à gestão de
pessoas e de processos; à infra-estrutura e análise dos resultados de seu desempenho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |