dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Rodrigues, Edilene Soares | |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T13:50:39Z | |
dc.date.available | 2018-10-05T13:50:39Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14469 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monograph analyzes the construction of a democratic leadership in school
management to contribute in the discussions that permeate the search for an
effective democratization of the public schools, based on the assumption that
the managers of public schools in Tocantins have autonomy they need to
manage the school, promoting participatory management with the involvement
of the school community and the local community. This requires a positioning of
the school community committed to the education of our citizens. For both the
methodology of the analysis of data from field research, including readings and
discussions of texts on school management and the building of democratic
leadership, with reports of major authors, in order to understand how it has
developed the skills that qualify the school managers as competent and
effective management to develop successfully. This brings some information to
educators, students and community in general, especially those responsible for
education, to better integrate them into activities aware of the importance of
building democratic leaders thus promoting a quality education, and
compromentendo them in forming a new society. Where all have the same
rights and access to academic knowledge. The methodology used was the
literature search, to do a systematic review of literature for a theoretical basis by
renowned authors such as ICAM TIBA, Golden, Luck, Werneck, Valérie and
Days, Lebanon, Paro, Bennis, Senge and among other. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Lideranças | por |
dc.subject | Mudanças educacionais | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Educational change | eng |
dc.title | Gestão democrática do ensino público | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia analisa a construção de uma liderança democrática na gestão
escolar, visando contribuir nas discussões que permeiam a busca por uma
democratização efetiva das escolas públicas, partindo da hipótese de que os
gestores das escolas públicas no Tocantins têm autonomia que precisam para
gerenciar a escola, promovendo uma gestão participativa com o envolvimento
da comunidade escolar e da comunidade local. Esta requer um posicionamento
da comunidade escolar comprometida com a educação dos nossos cidadãos.
Para tanto a metodologia partiu das análises dos dados da pesquisa de campo,
incluindo leituras e debates de textos sobre a gestão escolar e a construção de
lideranças democráticas, com importantes relatos de autores a fim de
compreender como vem desenvolvendo as habilidades que qualificam os
gestores escolares como competentes e eficazes para desenvolver uma gestão
com êxito. Este traz algumas informações para educadores, educando e
comunidade em geral, principalmente as responsáveis pela educação formal,
para melhor integrá-los em atividades conscientes da importância da
construção de lideranças democráticas promovendo assim uma educação de
qualidade, e compromentendo-os na formação de uma nova sociedade. Onde
todos têm os mesmos direitos e acesso aos saberes acadêmico. A metodologia
utilizada foi à pesquisa bibliográfica, visando fazer uma revisão sistemática de
literatura para conseguir um embasamento teórico através de autores
renomados como: Içami Tiba, Dourado, Luck, Werneck, Valériem e Dias,
Libâneo, Paro, Bennis, Senge e entre outros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |