Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorRodrigues, Edilene Soares
dc.date.accessioned2018-10-05T13:50:39Z
dc.date.available2018-10-05T13:50:39Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14469
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph analyzes the construction of a democratic leadership in school management to contribute in the discussions that permeate the search for an effective democratization of the public schools, based on the assumption that the managers of public schools in Tocantins have autonomy they need to manage the school, promoting participatory management with the involvement of the school community and the local community. This requires a positioning of the school community committed to the education of our citizens. For both the methodology of the analysis of data from field research, including readings and discussions of texts on school management and the building of democratic leadership, with reports of major authors, in order to understand how it has developed the skills that qualify the school managers as competent and effective management to develop successfully. This brings some information to educators, students and community in general, especially those responsible for education, to better integrate them into activities aware of the importance of building democratic leaders thus promoting a quality education, and compromentendo them in forming a new society. Where all have the same rights and access to academic knowledge. The methodology used was the literature search, to do a systematic review of literature for a theoretical basis by renowned authors such as ICAM TIBA, Golden, Luck, Werneck, Valérie and Days, Lebanon, Paro, Bennis, Senge and among other.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLiderançaspor
dc.subjectMudanças educacionaispor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectEducational changeeng
dc.titleGestão democrática do ensino públicopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia analisa a construção de uma liderança democrática na gestão escolar, visando contribuir nas discussões que permeiam a busca por uma democratização efetiva das escolas públicas, partindo da hipótese de que os gestores das escolas públicas no Tocantins têm autonomia que precisam para gerenciar a escola, promovendo uma gestão participativa com o envolvimento da comunidade escolar e da comunidade local. Esta requer um posicionamento da comunidade escolar comprometida com a educação dos nossos cidadãos. Para tanto a metodologia partiu das análises dos dados da pesquisa de campo, incluindo leituras e debates de textos sobre a gestão escolar e a construção de lideranças democráticas, com importantes relatos de autores a fim de compreender como vem desenvolvendo as habilidades que qualificam os gestores escolares como competentes e eficazes para desenvolver uma gestão com êxito. Este traz algumas informações para educadores, educando e comunidade em geral, principalmente as responsáveis pela educação formal, para melhor integrá-los em atividades conscientes da importância da construção de lideranças democráticas promovendo assim uma educação de qualidade, e compromentendo-os na formação de uma nova sociedade. Onde todos têm os mesmos direitos e acesso aos saberes acadêmico. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, visando fazer uma revisão sistemática de literatura para conseguir um embasamento teórico através de autores renomados como: Içami Tiba, Dourado, Luck, Werneck, Valériem e Dias, Libâneo, Paro, Bennis, Senge e entre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto