Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, João Carlos Gilli
dc.creatorRosales, Olga Regina Silva
dc.date.accessioned2018-10-05T14:48:38Z
dc.date.available2018-10-05T14:48:38Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14471
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to demonstrate through the development of educational activities using the history of mathematics, the real possibilities of using it as a strategy for teaching and learning of mathematics in order to assist the mathematics teacher in the classroom. In support of this work was done a search in books, theses, dissertations and articles that speak on the topic. Many researchers believe that mathematics education in the history of mathematics is a useful and feasible to make mathematics lessons more enjoyable and provide an environment conducive to learning the content taught. The series chosen for the development of teaching activities was the sixth year of elementary school. We selected a few activities that would enable combining history of mathematics with its content requirement of the series.The work is divided into four chapters: Objectives, methodology and theoretical research; Motivations for the use of mathematics history in educational activities; Considerations First Study of the thesis of Michael Anthony (1993): History and the teaching-learning Mathematics and description of didactic activitieseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleHistória da matemática em atividades didáticas: uma proposta de trabalho para o sexto ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeMathematical history in didatics activities: a proposal for the six grade of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar através da elaboração de atividades didáticas utilizando a História da Matemática, as possibilidades reais de se utilizar a mesma como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática visando auxiliar o professor de Matemática em sala de aula. Para fundamentar este trabalho foi feita uma pesquisa em livros, teses, dissertações e artigos que falam sobre o tema. Muitos pesquisadores em Educação Matemática acreditam que a História da Matemática é um recurso útil e viável para tornar as aulas de Matemática mais agradáveis e propiciar assim um ambiente favorável a aprendizagem dos conteúdos ministrados. A série escolhida para o desenvolvimento das atividades didáticas foi o sexto ano do ensino fundamental II ― antiga quinta série. Foram selecionadas algumas atividades que possibilitassem aliar História da Matemática com os respectivos conteúdos de exigência da série. O trabalho está dividido em quatro capítulos: Objetivos, metodologia e referencial teórico da pesquisa; Motivações para o uso da História da Matemática em atividades didáticas; Considerações sobre o Primeiro Estudo da tese de Antônio Miguel (1993): a História e o ensinoaprendizagem da Matemática e descrição das atividades didáticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto