A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
Abstract
Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, considerando as escolas municipais rurais e urbanas de Cachoeira do Sul/RS. Este foi o lócus para a realização empírica da pesquisa, tendo como sujeitos 20 professores e 75 alunos, num total de 10 escolas na cidade mencionada. Para a realização da coleta de dados, aplicaram-se questionários semiestruturados, com 30 questões para professores e 26 para os alunos. Esses questionários tiveram o intuito de registrar a percepção no que tange a motivação, aprendizagem, dificuldades, ações pedagógicas e aspectos pertinentes de sua formação. A análise e interpretação dos dados coletados foram realizadas mediante o uso de categorias considerada a partir de estudos de Bardin (2016). Para a interpretação dos questionários estabeleceram-se três grupos: categorias iniciais, categorias intermediárias e categorias finais. Após reunir as categorias, optou-se iniciar o movimento de análise da categoria final que, por sua vez, abrange as categorias intermediárias. Essas são definidas pelas categorias iniciais com a pretensão de retornar aos textos originais, a fim de se ter uma melhor compreensão, expressando assim um olhar sobre significados e sentidos percebidos nos questionários. Para isso foram utilizados, como aportes, os estudos teóricos críticos de Saviani, Libâneo e Skovsmose. Dentre os achados com a análise realizada, destaca-se que todos se mostraram comprometidos com o processo ensino e aprendizagem. Salienta-se que esses mesmos professores ressaltaram que: cabe ao professor, buscar métodos de ensino que facilitem a absorção do aprendizado e motive o aluno a aprender e utilizar a criatividade com o intuito de resolver problemas que envolvam sua realidade e da sociedade como um todo. Verificou-se também a importância da relação de afetividade entre professor e alunos. Outro fator compreendido e que influencia significativamente na aprendizagem da disciplina, diz respeito às impressões que os alunos têm sobre as técnicas de ensino utilizadas pelos docentes. Concluímos que, exclusivamente, através do conhecimento é que se consegue instigar o aluno a ser participativo consciente de seus direitos e deveres, emancipando sua criatividade, acreditando em si mesmo, reconhecendo-se como aprendiz, tendo sabedoria e autocrítica.
Collections
The following license files are associated with this item: