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dc.creatorSá, Rithiele Facco de
dc.date.accessioned2018-10-05T22:14:26Z
dc.date.available2018-10-05T22:14:26Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14480
dc.description.abstractThe education that is made in formal study places (schools) it’s not enough to the complete development of young citizens. There are no doubts about the importance of Non-Formal Spaces (NFS) to the development of the individual, once they allow the exploration of cultural, social and learning experiences that can’t occur in schools, while it serves too as a complement to expositive classes. In spite of that, for a long time the possibilities created by this NFS have been underestimated. With that perspective, it was realized this masters reseach in the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim is to analyze what are the goals of Basic Education schools when they use NFS. UFSM has several spaces that can be considered Non-Formal, such as Museums and Centers for Research Support that are open to public visitation. Through bibliographical research and documents, we counted ten NFS institutionalized by UFSM. The spaces were grouped, as well as the descriptions generated by information found in documents, texts and official files. We emphasize the Botanical Garden (BG). We selected teachers to be interviewed. For this, it was necessary that each school visited the place as least two times in one year. We opted for the BG, since it has great a great visibility outside of the academic mean, and because of that, it was structured a control tool for the visitations that allowed the selection of schools. We realized that the main goal presented by the teachers is to get outside of the school; stimulate the curiosity of the students, and improve the interaction between teacherstudent. We observed also a much higher frequency of visitations from elementary school; most of teachers do not use the space in its totality, leaving the potential of the BG to be underused. We hope that this research may help to increase the visibility of Non-Formal Spaces in the city of Santa Maria and its surroundings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspaços não-formaispor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectJardim Botânicopor
dc.subjectNon-formal spaceseng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectBotanical gardeneng
dc.titleUso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSMpor
dc.title.alternativeUse of non-formal spaces in basic education: UFSM’S Botanical Gardeneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais (ENF) são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que permitem explorar experiências culturais, sociais e de aprendizagem não vivenciadas nos espaços formais, além de tornarem possível complementar as práticas de sala de aula. Contudo, têm-se por muito tempo subestimado as possibilidades criadas por esses locais. Com essa perspectiva, realizouse esta pesquisa de dissertação de mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o intuito de analisar quais os objetivos de escolas de Educação Básica ao utilizarem os ENF. Através de pesquisa bibliográfica e documental, e assim, ao longo do processo de pesquisa, foram contabilizados dez ENF Institucionalizados pela UFSM. Percebe-se que a universidade possui diversos espaços que podem ser considerados Não-Formais, como Museus e Centros de Apoio à Pesquisa abertos à visitação do público. Os espaços foram agrupados, junto com descrições geradas por meio de informações disponíveis em documentos, textos e arquivos oficiais. Complementamos a pesquisa com entrevistas com professores que visitaram o Jardim Botânico (JB). Para a seleção das entrevistas, foi necessário que cada escola tivesse frequentado o local no mínimo duas vezes no intervalo de um ano. Optou-se pelo JB, visto que possui espaços de grande visibilidade fora do meio acadêmico, e em decorrência disso, foi estruturado uma ferramenta de controle de visitações que permitiu a seleção de escolas. Percebeu-se, por certo, que o principal objetivo apresentado pelos professores para realização de atividades extraclasse é a saída da escola, a fim de estimular a curiosidade dos estudantes e a ampliar a interação professor-aluno. Observou-se, também, uma frequência bem maior de visitações de turmas do Ensino Fundamental, e que os professores não utilizam o espaço em sua totalidade, deixando o potencial do JB subutilizado. Espera-se que esta pesquisa possa colaborar com a maior visibilidade de Espaços Não-Formais na Cidade de Santa Maria e região.por
dc.contributor.advisor1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.contributor.referee1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975295280564336por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393306677253710por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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