dc.creator | Sá, Rithiele Facco de | |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T22:14:26Z | |
dc.date.available | 2018-10-05T22:14:26Z | |
dc.date.issued | 2018-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14480 | |
dc.description.abstract | The education that is made in formal study places (schools) it’s not enough to the complete
development of young citizens. There are no doubts about the importance of Non-Formal
Spaces (NFS) to the development of the individual, once they allow the exploration of cultural,
social and learning experiences that can’t occur in schools, while it serves too as a complement
to expositive classes. In spite of that, for a long time the possibilities created by this NFS have
been underestimated. With that perspective, it was realized this masters reseach in the Federal
University of Santa Maria (UFSM). The aim is to analyze what are the goals of Basic Education
schools when they use NFS. UFSM has several spaces that can be considered Non-Formal, such
as Museums and Centers for Research Support that are open to public visitation. Through
bibliographical research and documents, we counted ten NFS institutionalized by UFSM. The
spaces were grouped, as well as the descriptions generated by information found in documents,
texts and official files. We emphasize the Botanical Garden (BG). We selected teachers to be
interviewed. For this, it was necessary that each school visited the place as least two times in
one year. We opted for the BG, since it has great a great visibility outside of the academic mean,
and because of that, it was structured a control tool for the visitations that allowed the selection
of schools. We realized that the main goal presented by the teachers is to get outside of the
school; stimulate the curiosity of the students, and improve the interaction between teacherstudent.
We observed also a much higher frequency of visitations from elementary school; most
of teachers do not use the space in its totality, leaving the potential of the BG to be underused.
We hope that this research may help to increase the visibility of Non-Formal Spaces in the city
of Santa Maria and its surroundings. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Espaços não-formais | por |
dc.subject | Educação em ciências | por |
dc.subject | Jardim Botânico | por |
dc.subject | Non-formal spaces | eng |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | Botanical garden | eng |
dc.title | Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM | por |
dc.title.alternative | Use of non-formal spaces in basic education: UFSM’S Botanical Garden | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente
para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais
(ENF) são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que permitem explorar
experiências culturais, sociais e de aprendizagem não vivenciadas nos espaços formais, além
de tornarem possível complementar as práticas de sala de aula. Contudo, têm-se por muito
tempo subestimado as possibilidades criadas por esses locais. Com essa perspectiva, realizouse
esta pesquisa de dissertação de mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
com o intuito de analisar quais os objetivos de escolas de Educação Básica ao utilizarem os
ENF. Através de pesquisa bibliográfica e documental, e assim, ao longo do processo de
pesquisa, foram contabilizados dez ENF Institucionalizados pela UFSM. Percebe-se que a
universidade possui diversos espaços que podem ser considerados Não-Formais, como Museus
e Centros de Apoio à Pesquisa abertos à visitação do público. Os espaços foram agrupados,
junto com descrições geradas por meio de informações disponíveis em documentos, textos e
arquivos oficiais. Complementamos a pesquisa com entrevistas com professores que visitaram
o Jardim Botânico (JB). Para a seleção das entrevistas, foi necessário que cada escola tivesse
frequentado o local no mínimo duas vezes no intervalo de um ano. Optou-se pelo JB, visto que
possui espaços de grande visibilidade fora do meio acadêmico, e em decorrência disso, foi
estruturado uma ferramenta de controle de visitações que permitiu a seleção de escolas.
Percebeu-se, por certo, que o principal objetivo apresentado pelos professores para realização
de atividades extraclasse é a saída da escola, a fim de estimular a curiosidade dos estudantes e
a ampliar a interação professor-aluno. Observou-se, também, uma frequência bem maior de
visitações de turmas do Ensino Fundamental, e que os professores não utilizam o espaço em
sua totalidade, deixando o potencial do JB subutilizado. Espera-se que esta pesquisa possa
colaborar com a maior visibilidade de Espaços Não-Formais na Cidade de Santa Maria e região. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5626168979329885 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1136434717168776 | por |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Maria do Rocio Fontoura | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6975295280564336 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2393306677253710 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |