O ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintas
Resumo
Em busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Nessa perspectiva, buscamos uma temática que proporcionasse o estudo da realidade, bem como, a contextualização dos conceitos científicos. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede Estadual do município de Santa Maria, com professores de Química e de Arte, em uma turma da terceira série do Ensino Médio. A pesquisa está estruturada em duas fases. A primeira fase consiste na escolha do local, por meio de um questionário online aplicado em diferentes escolas e direcionado aos professores de Química e de Arte, a fim de perceber o interesse em desenvolver um trabalho interdisciplinar, além de conhecer o ambiente escolar. Após a definição da escola de aplicação, foi realizada uma entrevista com os professores de Química e de Arte, com o intuito de conhecer suas concepções sobre interdisciplinaridade e contextualização, bem como, suas perspectivas quanto ao planejamento e realização da proposta. A segunda fase refere-se à aplicação do planejamento interdisciplinar para os educandos, a respeito da temática “Tintas”. Para isso, foram elaboradas duas oficinas temáticas de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, com a utilização de atividades experimentais e estudo de caso. Nesta pesquisa, a abordagem é predominantemente qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para coleta de dados, instrumentos como questionários, entrevistas, relatórios e mapas conceituais, foram utilizados e analisados baseados na Análise Textual Discursiva. De acordo com os resultados obtidos nessa investigação, pode-se observar uma gradual evolução da construção do conhecimento referente à temática trabalhada, visto as relações estabelecidas entre os conceitos organizados nos mapas conceituais. Portanto, pode-se concluir que a temática “Tintas” aliada a uma abordagem interdisciplinar entre Química e Arte, proporcionou um processo de ensino mais contextualizado e integrado, favorecendo a aprendizagem dos estudantes.
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