Espaços transformados: a experiência da instalação e o dispositivo poético
Resumo
Nesta Dissertação em poéticas visuais, a produção artística é objetivada na linguagem da instalação, dado seu papel crítico na transformação do espaço expositivo, cujo sensível propõe (re)construir o espaço físico da obra sob uma imagem pensativa, através da experiência prática. No fazer, diferentes elementos são organizados na sala de exposição em caráter formal, visual e sonoro, relacionando-se através do conceito de dispositivo poético, sob apresentações analógicas e tecnologias digitais. O processo metodológico, construído ao longo da pesquisa, orienta-se em 7 operações com abordagem prático-teórico-prático, nas quais buscou-se observar, selecionar, estudar, manipular, experienciar e conhecer a singularidade do objeto de pesquisa, completando-se na revisão crítica pós exposição, resultando na criação de um novo trabalho. Consequentemente cada espaço exige uma abordagem metodológica específica, uma vez que as caraterísticas comuns se desassemelham para sensibilizar uma nova imagem de sua forma transformada. O experimento poético DNTR° conclui a prática artística desta Dissertação. Apresentado ao público na linguagem da instalação, a obra oferece uma experiência participativa, na qual as percepções habituais da galeria onde (re)instala sua imagem são alteradas. Desta maneira, as transformações espaciais de cada trabalho sugerem possiblidades singulares no entendimento da obra, através de operações sensíveis e da inter-relação com o espectador, colaborando de modo prático e reflexivo com o pensamento sobre os espaços expositivos no âmbito da Arte Contemporânea.
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