dc.creator | Faber, Daniel Armando | |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T18:11:12Z | |
dc.date.available | 2018-10-09T18:11:12Z | |
dc.date.issued | 2017-07-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14504 | |
dc.description.abstract | Based on central works of Pierre Bourdieu's thought (1978, 2001 e 2007) we undertook a sociological
study that approached a group of alumni of the Military College of Santa Maria - CMSM, young people
who currently attend the most disputed courses at the Federal University of Santa Maria - UFSM.
Through the analysis of contents and a series of interviews, our research sought to highlight the
aspects related to the constitution of a Militarized School Habitus and the provisions that integrate it.
We take into account the relationship between family longings and the task assigned to the school
institution mentioned. We consider the academic context in Brazil, where most university students are
generally well prepared to compete for the offered positions, especially those of the most renowned
courses (Medicine, Law and Engineering). We then assume the phenomenon of social reproduction
as the guiding thread in our study. Historically, we have sought to position CMSM as a prestigious
school institution, due to the excellent results that have been offered to military families over the years.
According to John Schulz (1994), it is from 1850 that we can speak of a "military intervention" in Brazil.
During the second reign the Brazilian military forces undergo a series of modifications, aiming at its
material, institutional and human improvement. Members of the military class were then concerned
about the kind of education their children might have and, given the possibilities, the Military Colleges
emerged as spaces of formation distinct from the others, especially the forms analogically structured
from the military world. Discipline and hierarchy act as beacons that guide individual conduct daily in
these social spaces, focusing their strength under the bodies and at the same time in the subjectivities
of the shared. Concomitantly, the students seek to achieve a series of symbolic goods offered in a
kind of goods market, which are coveted by them through school and disciplinary use. In higher
education, these goods take on new forms, conditioned by the dynamics of the securities market.
From this, we analyze the dispositional sets that are activated along the intellectual trajectories of
these young people, as they move from the educational space of formation to the academic space of
formation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação militar | por |
dc.subject | Habitus | por |
dc.subject | Disposições | por |
dc.subject | Reprodução social | por |
dc.subject | Distinção social | por |
dc.subject | Military formation | eng |
dc.subject | Habitus | eng |
dc.subject | Provisions | eng |
dc.subject | Social reproduction | eng |
dc.subject | Social distinction | eng |
dc.title | Entre formação e adestramento: uma análise sociológica do habitus escolar militarizado em um colégio militar | por |
dc.title.alternative | Between formation and training: a sociological analysis of militarized school habitus in a military college | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Baseado em obras centrais do pensamento de Pierre Bourdieu (1978, 2001 e 2007) empreendemos
um estudo sociológico que abordou um grupo de ex-alunos do Colégio Militar de Santa Maria -
CMSM, jovens que atualmente frequentam os cursos mais disputados na Universidade Federal de
Santa Maria - UFSM. Por meio da análise de conteúdos e de uma série de entrevistas, nossa
pesquisa buscou evidenciar os aspectos relativos à constituição de um Habitus Escolar Militarizado e
das disposições que o integram. Levamos em conta a relação entre os anseios familiares e a tarefa
que é atribuída à instituição escolar mencionada. Ponderamos acerca do contexto acadêmico no
Brasil, lugar onde a maior parte dos universitários é, em geral, bem preparada para competir pelas
vagas oferecidas, sobretudo aquelas dos cursos mais renomados (Medicina, Direito e Engenharias).
Assumimos então o fenômeno de reprodução social como fio condutor em nosso estudo.
Historicamente, procuramos posicionar o CMSM enquanto instituição escolar de prestígio, por conta
dos resultados de excelência que vem oferecendo às famílias de militares ao longo dos anos.
Segundo John Schulz (1994), é a partir de 1850 que podemos falar de uma “intervenção militar” no
Brasil. Durante o segundo reinado as forças militares brasileiras passam a sofrer uma série de
modificações, visando o seu aprimoramento material, institucional e humano. Os membros da classe
militar se mostraram preocupados então com o tipo de ensino que seus filhos poderiam ter e, diante
das possibilidades, os Colégios Militares emergiram enquanto espaços de formação distintos dos
demais, especialmente pelas formas analogicamente estruturadas a partir do mundo militar. A
disciplina e a hierarquia atuam como faróis que guiam as condutas individuais diariamente nesses
espaços sociais, incidindo sua força sob os corpos e ao mesmo tempo nas subjetividades dos
compartes. Concomitantemente, os alunos buscam alcançar uma série de bens simbólicos ofertados
em uma espécie de mercado de bens, que são cobiçados pelos mesmos mediante aproveitamento
escolar e disciplinar. No ensino superior, esses bens assumem novas formas, condicionadas pela
dinâmica do mercado de títulos. A partir disso, analisamos os conjuntos disposicionais acionados ao
longo das trajetórias intelectuais desses jovens, enquanto se deslocam do espaço escolar de
formação para o espaço acadêmico de formação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mayer, Ricardo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8290536763719882 | por |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Laura Senna | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5082040171132147 | por |
dc.contributor.referee2 | Leite, Elaine da Silveira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7187331231544047 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6266245372022922 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Sociologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |