O museu escolar do CEAP: reflexões sobre a prática museal e a relação entre memória e história
Abstract
Esta dissertação de mestrado aborda a instituição cultural Museu Escolar do Colégio
Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí, fundado em 1973, a partir de um estudo sobre a
constituição de uma memória social em torno de um grupo cultural com conotações étnicas.
Problematiza-se, a partir de referenciais teóricos como memória e etnicidade, conceitos
compreendidos em sua dimensão cultural e histórica, de que forma o grupo cultural dos teutoevangélicos
de Ijuí elabora estratégias discursivas de pertencimento a um determinado
segmento étnico através de uma postura de preservação de um passado histórico, como
estratégia de resistência frente à sua aculturação em um contexto marcado pelo
multiculturalismo, e perda de referencias culturais tradicionais em uma sociedade
culturalmente dinâmica. Através de uma política de preservação patrimonial, reunida em
torno do Museu Escolar do CEAP, pode-se perceber como os teutos-evangélicos de Ijuí se
utilizam de discursos de pertencimento ora em relação à Comunidade Evangélica da Ijuí, ora a
uma comunidade germânica transnacional, supostamente imaginária, como forma de
diferenciação entre este e outros grupos culturais locais, seja como forma de estabelecer uma
hierarquia entre o próprio grupo, em torno da autoridade e legitimidade de um determinado
discurso histórico. Enfim, procura-se perceber como tais estratégias e discursos de
pertencimento a um grupo cultural diferenciado, de conotações étnicas, forma parte de um
recurso a uma estratégia ideológica e política que se utiliza de uma história que vem sendo
constantemente reelaborada e adaptada a um contexto local e particularizado.
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