dc.creator | Moraes, Gilseone Rosa de | |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T19:35:38Z | |
dc.date.available | 2018-10-10T19:35:38Z | |
dc.date.issued | 2018-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14520 | |
dc.description.abstract | Augmented Reality (AR) is characterized by the addition of virtual elements to real-world
images, creating a visual perception of interaction between virtual elements and real objects
into a visual scene. Augmented Reality applications are developed to present interactive
forms of visualization. Research using AR covers the most diverse areas, such as medicine,
education, design, industrial maintenance, entertainment, architecture, among others.
In order to further popularize applications that use this technological concept, increasingly
accessible tools are needed in order to help developers build interactive experiences, using
common technology resources such as smartphones or webcams. This dissertation presents
the development of a tool for developing Augmented Reality applications for the Unity
Game Engine, using as a reference target, the Colored and Recursive Fiducial Marker
(CRFM). In the course of this work, the tools functionalities are described, encompassing
processes such as Markers Generation, Color Matching, and also markers detections and
projection of three-dimensional elements. In addition, it is presented the tools performance
in relation to the CRFM markers detection, and how the use of the Color Matching process
can aid detection when different types of lighting are applied. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Realidade aumentada | por |
dc.subject | Marcadores fiduciais | por |
dc.subject | Unity Game Engine | por |
dc.subject | Visão computacional | por |
dc.subject | Processamento de imagens | por |
dc.subject | Augmented reality | eng |
dc.subject | Fiducial markers | eng |
dc.subject | Unity Game Engine | eng |
dc.subject | Computer vision | eng |
dc.subject | Image processing | eng |
dc.title | CRFM LIB: uma ferramenta para aplicações com realidade aumentada | por |
dc.title.alternative | CRFM LIB: a tool for augmented reality applications | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Realidade Aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de elementos virtuais a imagens
do mundo real, criando uma percepção visual de interação entre elementos virtuais e objetos
reais em uma cena visual. Aplicações de Realidade Aumentada, são desenvolvidas
visando apresentar formas interativas de visualização. Pesquisas usando RA, vem abrangendo
as mais diversas áreas, como medicina, ensino, design, manutenção industrial, entretenimento,
arquitetura, entre outras. Para a popularização ainda maior de aplicações
que utilizam deste conceito tecnológico, são necessárias ferramentas cada vez mais acessíveis
que auxiliem desenvolvedores a construírem experiências interativas, usando recursos
tecnológicos comuns, como smartphones ou webcams. Em particular, esta dissertação
apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações
de Realidade Aumentada para Unity Game Engine, usando como alvo de referência o
Marcador Fiducial Colorido e Recursivo (CRFM). No decorrer do trabalho são descritas
as funcionalidades da ferramenta, englobando processos como Geração de Marcadores,
Correspondência de Cores e ainda detecção de marcadores com projeção de elementos
tridimensionais. Além disso é mostrado o desempenho da ferramenta na detecção dos
marcadores CRFM e como a utilização do processo de Correspondência de Cor pode auxiliar
na detecção quando diferentes tipos de iluminação são aplicados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Osmar Marchi dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3867718775277531 | por |
dc.contributor.referee1 | Legg, Andrei Piccinini | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9873333807426188 | por |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Edison Pignaton de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2154028088891512 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4690047360941937 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |