dc.contributor.advisor | Pires, Cleidi Lovatto | |
dc.creator | Carvalhais, Vanessa Soares Maciel | |
dc.date.accessioned | 2016-04-08T14:19:30Z | |
dc.date.available | 2016-04-08T14:19:30Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1455 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monograph aims to determine how the educational process of students with
disabilities in regular schools in the city of Minas Divinolândia. The work aims to
investigate and discuss in a context of inclusive education, whether students have
met their specificities. Based on references to the literature and inclusive perspective
on the subject, the survey was implemented through interviews and observation
which covered the school, staff and parents. It begins by reporting on special
education teaching walking a short way until today it promotes education in the
perspective of inclusive education. Search is how is the teaching and learning of
students enrolled at the school, their difficulties, respect for difference, promoting the
opportunity for participants to reflect on the need to provide students with a disability
a quality education and effectiveness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Deficiências | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Escola inclusiva: uma escola, uma realidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Divinolândia de Minas, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num contexto da educação inclusiva, se os alunos têm suas especificidades atendidas. Com base na referênciais para a perspectiva inclusiva e levantamento bibliográfico sobre a temática, a pesquisa foi implementada por meio de entrevista e observação que abarcou a escola, funcionários e pais. Inicia-se relatando o ensino na educação especial percorrendo um breve caminho até os dias atuais em que se promove o ensino na perspectiva da educação inclusiva. Busca-se como se dá o processo de ensino e aprendizagem de alunos incluídos nessa escola, suas dificuldades, o respeito à diferença, promovendo a oportunidade aos participantes de uma reflexão sobre a necessidade de garantir aos alunos com alguma deficiência uma educação de qualidade e com eficácia. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |