dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Costa, Anelise dos Santos da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-08T14:39:36Z | |
dc.date.available | 2016-04-08T14:39:36Z | |
dc.date.issued | 2010-10-05 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1457 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study it has as objective to search ways of as they see being recognized to
the public of inclusive education in superior education and articulated politics with the
measures of accessibility. For the accomplishment of such inquiry it was necessary to
appeal to the concepts of the different elements that compose the Management of an
education institution, that is, had been gifts throughout the writing, the Institucional
Pedagogical Project, the educational and University management, as well as
educational the public Politics and of educational Inclusion. In elapsing of the study
intention was to relate the above described subsidies with the process inclusion and
access of academics with educational necessities special. As metodológico support for
the accomplishment of the study a documentary research was used, descriptive, with
qualitative boarding, therefore the intention was not of elencar and mensurar of
numerical form, but yes, to provide to the reader as the inclusion process is perceived
by the Federal University of Saint Maria, citizen of this research. Thus, as resulted of
this research, it was possible to recognize the necessity of references about the
inclusive actions proposals for the institution, in the project institucional politician. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Projeto pedagógico institucional | por |
dc.title | A gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacional | por |
dc.title.alternative | The university management: institucional accessibility and politics for the educational inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo
reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e
articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal investigação foi
necessário recorrer aos conceitos dos diferentes elementos que compõem a gestão de
uma instituição de ensino, ou seja, estiveram presentes ao longo da escrita, o projeto
pedagógico institucional, a gestão educacional e universitária, bem como as políticas
públicas educacionais e de inclusão educacional. No decorrer do estudo, o intuito foi de
relacionar os subsídios acima descritos com o processo de inclusão e de acesso de
acadêmicos com necessidades educacionais especiais. Como suporte metodológico
para a realização do estudo, foi utilizada uma pesquisa documental, descritiva, com
abordagem qualitativa, pois a intenção não foi a de elencar e mensurar de forma
numérica, mas sim, proporcionar ao leitor como o processo de inclusão é percebido na
Universidade Federal de Santa Maria, sujeito desta pesquisa. Assim, como resultado
desta pesquisa, foi possível reconhecer a necessidade de referencias a cerca das
ações inclusivas propostas pela instituição, no projeto político institucional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |