dc.contributor.advisor | Dal-Forno, Josiane Pozzatti | |
dc.creator | Rodrigues, Monica do Carmo de | |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T12:45:51Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T12:45:51Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14589 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper addresses the role of the manager in the school and how it interferes with school discipline. Intended to highlight the correct posture to be taken by managers in order to remedy the difficulties of everyday school life in relation to unruly students. It is observed that indiscipline in schools has grown considerably, caring teachers and administrators. The objective of this study is to analyze how managers work issues of indiscipline in a public school from Canoas / RS. The methodology used in this study was a literature search looking for what brings the literature on the subject, and data collection in order to relate theory and practice about the confrontation of indiscipline in schools by the manager. About indiscipline, the manager should act as a mediator in the relationship teacher / student, student / student, encouraging mutual respect. It was concluded that the problem of indiscipline in schools is the responsibility of all stakeholders in the school community. This requires that managers have a keen eye and make the school a welcoming and appreciation of the human person. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Manager | eng |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | A atuação de gestor escolar no enfrentamento da indisciplina em uma escola estadual | por |
dc.title.alternative | The performance of the school manager in addressing indiscipline in a state school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a questão da atuação do gestor na escola e como esta interfere na indisciplina escolar. Pretende destacar a postura mais adequada a ser tomada pelos gestores no sentido de sanar as dificuldades do cotidiano escolar em relação aos alunos indisciplinados. Percebe-se que a indisciplina cresceu consideravelmente nas escolas, preocupando professores e gestores. Assim, o objetivo desse estudo é o de analisar como os gestores trabalham as questões de indisciplina em uma escola pública de Canoas/RS. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica buscando o que a literatura traz acerca do tema, e a coleta de dados com o intuito de relacionar a teoria e a prática sobre o enfrentamento da indisciplina na escola pelo gestor. Sobre a indisciplina, o gestor deve atuar como um mediador nas relações professor/aluno e aluno/aluno, estimulando o respeito mútuo. Concluiu-se que o problema da indisciplina na escola é da responsabilidade de todos os participantes da comunidade escolar. Para isso é necessário que o gestor tenha um olhar atento e faça da escola um espaço de acolhimento e valorização da pessoa humana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |